A despedida de Carla Perez do bloco infantil 'Pipoca/Algodão Doce', em Salvador, acabou marcada por um momento que gerou forte repercussão nas redes sociais.
Durante o desfile neste domingo, 15, que contava com a presença do marido e dos filhos, a dançarina subiu nas costas de um segurança negro para conseguir mais proximidade com as crianças que acompanhavam o trio. A cena foi interpretada como racismo por grande parte dos internautas.
Diante das críticas, Carla se manifestou publicamente e demonstrou sentimento de culpa e responsabilidade nesta segunda-feira, 16.
"A imagem que ficou é dura, e eu reconheço isso. Ainda que a intenção tenha sido boa, a cena reproduz simbologias que nos atravessam enquanto sociedade. Remete a desigualdades históricas que estruturam o nosso país e que jamais podem ser naturalizadas. Nada justifica. Absolutamente nada".
Ela ainda completou, reforçando o peso histórico e cultural do contexto em que o episódio ocorreu: "O Carnaval de Salvador, a maior festa de rua do planeta, é feito majoritariamente por pessoas negras e para pessoas negras. Ele é expressão de resistência, cultura e potência. Tenho consciência da responsabilidade histórica que isso carrega. Errei. Reconheço. E, mais uma vez, peço desculpas".
Web critica 'racismo' de Carla Perez
No dia do desfile, Carla estava fantasiada de Super Xuxa Contra o Baixo Astral, usando figurino semelhante ao d...
Matérias relacionadas