A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a primeira escola a entrar na Sapucaí para desfilar neste domingo (16). E sempre que ela aparece na avenida o nome de Rogério de Andrade, patrono da agremiação, é lembrado.
Por onde anda Rogério de Andrade?
O contraventor está no Presídio Federal de Campo Grande (MS). Ele está preso desde novembro de 2024, acusado de mandar matar o rival Fernando Iggnácio. Ele até tentou um habeas corpus, mas o pedido foi indeferido.
Rogério é sobrinho de Castor de Andrade, um dos nomes mais conhecidos do Jogo do Bicho do Rio de Janeiro. Ele não chegou a herdar o ponto do tio. Os negócios ficaram sob responsabilidade de Paulo Roberto de Andrade, filho de Castor, e Fernando Iggnácio, genro de Castor.
No entanto, Rogério acreditava ter direito a herança do tio e passou a disputar o território com os dois. Paulinho foi morto em 1998, em crime que foi atribuído ao patrono da Mocidade. A disputa com Iggnácio foi mais longa e, segundo a Polícia Federal, resultou em mais de 50 mortes.
Iggnácio foi morto em novembro de 2020 com tiros de fuzil, em crime que foi atribuído a Rogério.
A ligação de Rogério com a Mocidade começou em 2014, 16 anos após a morte de Castor. Até viu a escola ser campeã em 2017. Embora tenha se afastado da agremiação, mesmo antes da prisão, seguiu na diretoria.