Neste ano, uma nova moda invadiu o carnaval de Pernambuco, e quem ditou esse figurino foi o cinema. A camisa oficial da Troça Carnavalesca Turma da Pitombeira aparece em uma cena do filme O Agente Secreto, vestida pelo personagem de Wagner Moura. O filme do diretor recifense Kleber Mendonça Filho está concorrendo em quatro categorias no Oscar deste ano.
Nada foi premeditado e a grande procura pelo modelo antigo da camisa aconteceu de forma orgânica, tanto pelos já apaixonados pela Pitombeira quanto por quem acabava de conhecer o bloco. É o caso da foliã Rosângela Almeida, que teve o primeiro contato com o cortejo este ano, em um desfile especial que aconteceu no pré-carnaval do Recife Antigo. "Já estou arrepiada, eu amei. E agora estou aqui muito feliz, acordei muito cedo e acho que vai ser muito bom", conta.
A organização do desfile estimou a quantidade de foliões para o desfile deste ano a partir do número de camisetas vendidas. Aprígio Cunha, vice-presidente da Pitombeira, revelou que foram cerca de 30 mil pedidos, um número maior que a multidão que já costumava acompanhar a troça antes do lançamento do filme.
A camisa continua sendo vendida no carnaval de Olinda. É possível comprar na sede do bloco e em outro ponto de venda oficial que também fica nas ladeiras. A peça custa R$ 60 e tem até modelo infantil,
Erivelton Torres passou a segunda-feira vendendo camisas com um sorriso no rosto. O folião acompanha a Pitombeira há 28 anos e também contribui com a organização do bloco. Ele revela que o sucesso do modelo retrô foi uma surpresa para os organizadores, que já haviam planejado um outro tema para o desfile deste ano, mas acabaram mudando tudo por conta do 'boom' que veio com o filme.
"A gente teve que acompanhar o estouro. O pessoal começou a fazer os pedidos do modelo que Wagner Moura usou no filme, então toda modelagem deste ano foi voltada para essa camisa, que foi do carnaval de 1978", explica o olindense.
Novidades no desfile de 2026
Prevendo um maior público que nos anos anteriores, a organização preparou uma novidade para o desfile que agradou os fãs de O Agente Secreto. Pela primeira vez, o bloco contou com um carro alegórico em seu cortejo. A estrutura era uma homenagem clara ao filme e carregava uma perna cabeluda gigante, um fusca amarelo e um orelhão amarelo, elementos icônicos que estão presentes no longa.
O grande número de pessoas no cortejo também resultou em algumas mudanças. O trajeto foi mais lento pela dificuldade daquela multidão toda passar pelas ruas estreitas de Olinda. O percurso, que costuma durar quatro horas, levou uma hora a mais para ser concluído. Ao longo do caminho, muitos foliões desistiam de ir até o final, principalmente pelos momentos em que o bloco parava de andar, devido ao tumulto.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval