A Acadêmicos de Niterói, escola de samba do Rio de Janeiro que prestou homenagem ao presidente Lula no desfile do Grupo Especial, foi rebaixada para a Série Ouro após a apuração realizada nesta quarta-feira (18).
Com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação terminou na última colocação, somando X pontos.
O último carro alegórico do desfile exaltou a trajetória do presidente. Em publicação nas redes sociais, a escola afirmou: “Lula é exemplo de persistência, resiliência e resistência. É espelho para milhões de brasileiros, principalmente os mais humildes. Um líder político que emergiu da pobreza à Presidência, conduzindo o Brasil em períodos de crescimento econômico, redução da desigualdade e maior protagonismo global”.
A alegoria também incorporou referências à arquitetura modernista de Brasília, capital federal. O chamado “centro do Brasil original” foi representado como símbolo de integração nacional e, em meio ao atual cenário de polarização, destacado como pilar de sustentação da democracia.
Lula e a mulher Janja estiveram na Sapucaí e assistiram todo o desfile da escola de samba. A primeira dama iria desfilar, mas acabou desistindo em cima da hora.