Oferecimento

Bloco do Lulaladrão: bolsonaristas criam samba para responder homenagem a Lula na Sapucaí

Acadêmicos de Niterói abre a primeira noite do Grupo Especial do Rio neste domingo 15 com tema polêmico

15 fev 2026 - 23h11
(atualizado em 16/2/2026 às 06h01)
Bloco do Lulaladrão: bolsonaristas criam samba para responder homenagem a Lula na Sapucaí
Video Player

A  escola Acadêmicos de Niterói abre a primeira noite do Grupo Especial do Rio de Janeiro neste domingo 15 homenageando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  A escolha do tema foi marcada por polêmicas. Ações foram movidas para que o desfile não fosse realizado.

Foram representações no Ministério Público, no Tribunal de Contas da União (TCU) e ações na Justiça comum e Justiça eleitoral. O argumento majoritário é de que o tema escolhido pela Acadêmicos de Niterói se trata de campanha eleitoral fora de época, uma vez que Lula disputará as eleições presidenciais em outubro.

Publicidade
Acadêmicos de Niterói homenageia Lula na Sapucaí
Acadêmicos de Niterói homenageia Lula na Sapucaí
Foto: Douglas Shineidr/Especial para o Terra

A lei proíbe propaganda eleitoral até 16 de agosto. Juristas ouvidos pelo Terra tem opiniões bem diferentes sobre o assunto. Para Guilherme Barcelos, advogado especialista em Direito Eleitoral, o desfile é irregular. Já Fernando Neisser, professor de Direito Eleitoral da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo, afirma que não há indício de propaganda. 

Já a oposição se manifestou. Michele Bolsonaro fez um post em seu Instagram mostrando a alegoria que representa Jair Bolsonaro preso e ironizou Lula. "Só pra registrar um fato histórico: quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial, não opinião", escreveu.

O filho mais velho do ex-presindete Jair Bolsonaro (PL), Flávio divulgou nas suas redes sociais um samba ironizando o petista. No vídeo, o pré- candidato criou o Bloco do Lulaladrão:

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações