Itália vai candidatar vinagre balsâmico a patrimônio da Unesco

Produto é símbolo de Modena e da Emilia-Romagna

27 mar 2024 - 10h51
(atualizado em 28/3/2024 às 10h16)
Vinagre balsâmico de Modena
Vinagre balsâmico de Modena
Foto: tenzinsherab

O governo italiano pretende candidatar o vinagre balsâmico de Modena, produto com indicação geográfica protegida (IGP), a patrimônio imaterial da humanidade da Unesco.

O anúncio foi feito nesta semana por Stefano Bruno Galli, conselheiro para relações com regiões e municípios do ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.

Publicidade

"Em nome do ministro, me foi concedida a honra de anunciar o apoio do governo italiano à candidatura do vinagre balsâmico de Modena na Unesco", declarou Galli durante a primeira edição do "Balsamic Day", data criada para homenagear esse produto típico da Emilia-Romagna.

"Comprometo-me a ajudar o governo a preparar o terreno para essa candidatura", acrescentou o conselheiro, que já foi secretário de Cultura da Lombardia.

A iniciativa chega em um momento delicado para a cadeia do vinagre balsâmico, que viu a produção diminuir de 101 milhões de litros em 2022 para 87 milhões em 2023.

Em 2017, a Itália já conseguiu que a Unesco reconhecesse a "arte dos pizzaiolos napolitanos" como patrimônio imaterial da humanidade.

Publicidade

Onde comprar e quanto custa o melhor azeite do Brasil Onde comprar e quanto custa o melhor azeite do Brasil

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se