Compositor de origem italiana é destaque no Carnaval de São Paulo

Autor de 6 sambas-enredo em 2026, Aquiles da Vila detalha trajetória

11 fev 2026 - 13h49
(atualizado às 14h25)

Por Luciana Ribeiro - "A inspiração sempre me encontrou transpirando". A frase resume a rotina do arquiteto Aquiles Accocella, paulistano de raízes italianas que, quando não está entre plantas e projetos, dedica tempo e talento a outro tipo de "construção": a do samba-enredo.

Compositor há mais de duas décadas, Aquiles da Vila, como é conhecido no mundo do samba, é autor de dezenas de obras que ajudaram a embalar desfiles no Carnaval de São Paulo.

Publicidade

Em 2026, seu nome ganha projeção inédita: seis sambas-enredo assinados por ele ecoarão no Sambódromo do Anhembi, sendo cinco no Grupo Especial (Acadêmicos do Tatuapé, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Mocidade Unida da Mooca e Rosas de Ouro) e um no Acesso I (Pérola Negra).

Assim como na arquitetura, Aquiles projeta seus sambas com rigor técnico, visão estética e sensibilidade social, transformando versos e melodias em estruturas que sustentam narrativas e emocionam comunidades inteiras.

"Eu procuro devorar as sinopses que recebo. A partir disso, me distancio delas. Via de regra, sem mesmo perceber, começo a relembrar trechos e passagens interessantes de cada enredo. Isso vai me dando os caminhos para a construção de letra. Outras vezes, algumas frases já nascem com melodia", afirma o compositor, que trabalha em parceria com outros autores até chegar à obra final, em entrevista à ANSA.

Segundo Aquiles, um samba se torna inesquecível de duas formas: quando a escola fatura o título ou quando a melodia ultrapassa os limites da agremiação e conquista o público. Para isso, ele aposta em um processo criativo detalhista, buscando alinhar sentimento e narrativa.

Publicidade

"Se o trecho do enredo contar uma história triste, a melodia tem que ter sentimento. Parece óbvio, mas não é. É questão de honra cantar uma letra e senti-la melodicamente", diz Aquiles, que também vê no Carnaval um papel social e político, sobretudo quando se trata de enredos ligados à cultura afro-brasileira, à reparação histórica e a temas de relevância social.

Arquiteto e compositor se considera um 'devorador' de sambas

"Os enredos afro são fundamentais e necessários. Até há pouco tempo tínhamos o regime de escravidão no Brasil. As religiões de matrizes africanas ainda sofrem preconceitos. Recentemente amargamos quatro anos com um governo de extrema direita, que bateu arduamente no povo negro. O Brasil é um país majoritariamente preto, mas se enxerga como branco. É um grande equívoco", avalia.

A sua maior fonte de inspiração, segundo ele, vem da rua e da própria vivência: "Nasci em uma vila centenária no centro de São Paulo, e ali eu aprendi a observar. Foi uma aula de antropologia. Tenho bastante talento para observar e absorver. Além disso, eu vivo música desde que nasci. Sou um devorador de sambas, serestas, sambas de enredo, sambas-canção, marchas de Carnaval e marchas-rancho. Isso me trouxe muito ensinamento".

Neto de imigrantes italianos, Aquiles sabe pouco da história de seus ancestrais, mas sua mãe, Jussara Accocella, conta que os avós paternos dele deixaram o sul da Itália rumo ao Brasil, originários provavelmente da região da Campânia.

Publicidade

De acordo com ela, o falecido pai de Aquiles, Reginaldo Accocella, teve grande influência em sua paixão pelo Carnaval, que o levou a integrar um time de compositores ainda jovem, em 2002, vencendo sua primeira disputa em 2007.

Segundo a esposa de Aquiles, Janaina Rebollo, o Carnaval "é muito mais do que festa" para a família. "É lugar de comunhão, de encontros que aquecem o coração, de felicidade compartilhada. Nos sambas, a história é recontada a partir do olhar negro, questiona verdades impostas e devolve luz a personagens que tentaram apagar. Instrumento político e expressão cultural profunda, o Carnaval reafirma a força, a beleza e a centralidade da cultura negra na construção do nosso país. Esse é o nosso Brasil", conclui ela.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se