65ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz ocorre nesta sexta; veja a programação

Entre as novidades deste ano está uma cena, na abertura do evento, em alusão à necessidade de paz no mundo.

25 mar 2024 - 08h54

Nesta Sexta-feira Santa (29) acontece a 65ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, Zona Leste, dentro das comemorações dos 252 anos da cidade de Porto Alegre. A programação começa às 14h30 com missa no Santuário São José do Murialdo. A partir das 15h30, haverá a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, com um grande elenco de artistas profissionais. Cerca de 60 moradores do bairro também estarão no evento como soldados romanos e habitantes da Palestina.

Foto: Cesar Lopes/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Alunos do bairro Restinga participarão da encenação dos milagres de Cristo. A cena da ressurreição de Lázaro, que foi novidade na edição anterior, será mantida. O evento segue alinhado com a Campanha da Fraternidade 2024, que este ano completa 60 anos ininterruptos, e tem como temática "Fraternidade e Amizade Social".

Publicidade

O evento ocorre em frente à igreja, na rua 1º de Março, esquina Vidal de Negreiros, seguido de procissão por mais de 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz, onde será realizada a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, finalizada com a crucificação e sua ressurreição. No trajeto em direção ao morro, haverá encenação especial sobre a violência contra as mulheres.

Novidades

Entre as novidades deste ano está uma cena, na abertura do evento, em alusão à necessidade de paz no mundo. Um ator profissional representando São Francisco de Assis irá cantar uma música, com letra sobre serenidade. Também haverá citação ao Papa Francisco. Durante a apresentação musical, os atores irão distribuir macelas abençoadas ao público presente.

A realização é da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Santuário São José de Murialdo.

Publicidade

Programação - 29 de março - Sexta-Feira Santa

  • 14h30 - Mensagem da Paixão - Interior da Igreja São José do Murialdo
  • 15h30 - Bênção da Macela e início da encenação em frente à Igreja
  • 16h30 - Procissão sobe pela rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus e Verônica
  • 18h - Crucificação e Ressurreição - Final do ato o morro.

Endereço

Rua Vidal de Negreiros, 550 esquina rua 1º de Março - Santuário São José de Murialdo

*Com a informação PMPA

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações