Dicas práticas de como se tornar um vegano na periferia

O Vegano Periférico listou algumas dicas práticas para auxiliar nessa transição para uma vida sem consumo de produtos de origem animal

28 abr 2022 - 05h00
(atualizado em 31/5/2022 às 10h57)
Foto: Vegano Periférico

Na prática, deixar de consumir produtos de origem animal por conta do sofrimento envolvido é muito mais fácil do que parece. Sempre nos perguntam por onde começar ou o que tem que fazer. Aqui listamos algumas dicas práticas para auxiliar nessa transição:

PESQUISAR E SE INFORMAR

Publicidade

O ponto mais importante é a informação, é o que sustenta e dá base para a mudança. Por isso, é importante pesquisar muito a respeito, observar os dois lados da moeda e questionar os motivos da transição. Algumas formas de se informar a respeito é assistir documentários, ler livros, artigos etc. Busque o máximo de informação sobre: indústria da carne, do leite, indústria granjeira, pecuária, desmatamento, testes em animais, sofrimento animal, especismo. 

COMECE AOS POUCOS

Pensar que não vai ter o que comer ao se tornar vegano é um equívoco. Na verdade, o que acontece é o oposto, você se depara com um mundo de alternativas e descobre que não existem restrições e sim possibilidades infinitas.

Na transição, não há necessidade de tirar tudo de uma vez, o ideal é acrescentar alimentos de origem vegetal, adaptando o paladar e ir tirando todo tipo de carne algumas vezes na semana, vai parando com leite, com o queijo e assim por diante. Com o tempo você vai aprender novas receitas e outras formas de se alimentar. 

Publicidade

FAZENDO O SIMPLES

No dia a dia ninguém tem tempo para fazer receitas elaboradas e cheias de malabarismos. No processo de transição temos a tendência de querer inventar moda e fazer o mais difícil, e não precisa. Nesse momento o ideal é focar no mais simples possível (mas apostando na variedade). Investir em pratos simples com variação de grãos, cereais, legumes e verduras, é a chave. 

NÃO PRECISA DE INDUSTRIALIZADOS VEGANOS

As frutas, legumes, vegetais, grãos e cereais estão disponíveis em todas as regiões do país e podem ser consumidos de diversas formas e contém todos os nutrientes necessários que precisamos. Além disso, podemos fazer diversos preparos saborosos em casa, como: bolos, cookies, bolachas, pães, biscoitos, pizzas, salgados, pastéis, hambúrgueres, leites vegetais e muito mais. Além de ser mais barato, é muito mais saudável. 

DICAS PRÁTICAS PARA O DIA A DIA

No nosso café da manhã e da tarde: consumimos salada de frutas (qualquer fruta que esteja acessível na sua região), bolo, torta, pão com tomate e orégano ou tapioca com pastinhas caseiras, guacamole, café preto, leite vegetal, suco de melancia ou laranja, açaí com banana, cuscuz puro, com leite de coco ou refogado com cebola e tomate.

Publicidade

No almoço e janta: variamos quando possível, mas é o básico arroz, feijão, lentilha, grão-de-bico, legumes grelhados, couve refogada, proteína de soja, saladas de todos os tipos e vinagrete. E tem muito mais, opção não falta.

Mas sempre que sobra um tempo fazemos grãomelete (tem receita aqui), hambúrgueres, queijos vegetais, lasanha, pizza, arroz de forno, berinjela à parmegiana.

SE ATENTE SOBRE A VITAMINA B12

A vitamina B12 não é de origem animal, e sim de origem bacteriana. Não é natural comer carne para ter B12 como dizem por aí, aliás, muita gente que consome produtos de origem animal têm deficiência de B12. Sendo ou não vegetariano é essencial fazer um exame para verificar os níveis da vitamina no organismo e suplementar se necessário. Porém, ao deixar de consumir totalmente animais e derivados, é necessária a suplementação integral.

O VEGANISMO VAI ALÉM DA ALIMENTAÇÃO

Publicidade

Ao se tornar vegano deixamos de utilizar qualquer tipo de produto de origem animal. Não utilizamos shampoos, desodorantes, sabonetes, entre outros produtos testados em animais. E o lance é ler rótulos e pesquisar as empresas que não utilizam animais. Também não frequentamos eventos como a vaquejada e rodeios. Além disso, não utilizamos roupas de couro, lã e seda. As nossas roupas são de algodão, é bem fácil de encontrar e muito acessível.

Importante: para mais informações referente a saúde e recomendações específicas, procure um médico ou nutricionista.

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações