Como montar uma horta? Veja 7 dicas para fazer a sua em casa

Aprenda a fazer sua própria horta em casa para economizar nas compras e consumir alimentos frescos e orgânicos

17 jan 2024 - 16h00
(atualizado em 18/1/2024 às 14h27)

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a cultivar seus próprios alimentos em casa, com o objetivo de melhorar a qualidade da sua alimentação e assim conseguir alcançar um estilo de vida mais saudável. 

Ter uma horta em casa gera diversos benefícios
Ter uma horta em casa gera diversos benefícios
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Além de ajudar a economizar nas compras, a prática também pode servir como um ótimo hobby para quem gosta de estar em contato com a natureza. Pensando nisso, o Alto Astral preparou uma lista com dicas de como montar uma horta em casa. Confira! 

Publicidade

1. Reserve um espaço

Separe um espaço adequado em casa para plantar seus legumes, temperos, hortaliças e vegetais. Para isso, você precisa entender a necessidade de luminosidade das espécies escolhidas para o cultivo. 

Procure manter seus temperos em um local mais ventilado da casa e escolha o modelo de horta que melhor se adapta ao seu imóvel. Se tiver pouco espaço, a horta vertical pode ser uma boa opção, por exemplo.

2. Escolha o recipiente correto

Além de escolher um cantinho com boa ventilação e entrada de luz solar, você também vai precisar encontrar os recipientes corretos para montar a sua horta em casa, de acordo com as necessidades de cada planta. 

3. Prepare o solo e use adubo natural

A preparação do solo é fundamental para o crescimento saudável da sua horta. Utilize adubo natural orgânico para garantir os nutrientes adequados para as plantas e siga as instruções de cuidado para cada espécie. 

Publicidade

4. Escolha as suas espécies favoritas

Para escolher as espécies que vão fazer parte da sua horta, atente-se aos detalhes de cuidados para saber quais as melhores escolhas conforme as características do seu espaço e da sua região. 

5. Comece a plantar

O plantio é um momento que exige atenção, pois não basta simplesmente jogar as sementes na terra ou plantar suas mudinhas de qualquer jeito: é preciso se atentar às exigências de cada espécie para garantir o desenvolvimento saudável da sua horta.

Por isso, informe-se sobre o plantio das espécies que você quer ter na sua horta caseira. Escolha recipientes resistentes com escoamento correto de água e assegure-se de que cada planta receberá os nutrientes necessários para se desenvolver.

6. Cuide da sua horta

Estabeleça uma rotina de cuidados para a sua horta. Além de garantir o crescimento das plantas, isso ainda vai te ajudar a manter a disciplina em relação ao cultivo desse espaço especial.

Publicidade

Forneça os complementos necessários para o desenvolvimento das plantas (água, luz e nutrientes) e verifique a necessidade de rega, poda e iluminação para cada espécie. Atente-se também ao surgimento de pragas, que podem prejudicar o desenvolvimento das plantas. 

7. Atenção à colheita

É comum que os pacotes de sementes venham com a previsão de colheita indicada na embalagem. No entanto, o tempo para colher um vegetal pode variar conforme a espécie, além de fatores ligados ao cuidados no cultivo. 

Por isso, o ideal é realmente observar de perto o desenvolvimento das plantas presentes na sua horta para entender o momento certo de colher seus temperos, vegetais, legumes e hortaliças.  

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações