Toyota já produziu 1 milhão de carros na fábrica de Sorocaba

Fábrica inaugurada em 2012 já recebeu mais de R$ 3,1 bilhões em investimentos e celebra 10 anos com produção do Yaris, Corolla Cross e Etios

9 ago 2022 - 14h24
(atualizado às 14h30)
Toyota Corolla Cross na linha de produção: sucesso comercial.
Toyota Corolla Cross na linha de produção: sucesso comercial.
Foto: Toyota / Divulgação

A Toyota comemora este mês um marco importante em sua trajetória no Brasil. Sua fábrica em Sorocaba (SP) completa 10 anos de operação e chega à incrível marca de 1 milhão de veículos produzidos. Da planta de Sorocaba saem o SUV Corolla Cross, os modelos Yaris Hatchback e Yaris Sedan e compacto Etios (somente para exportação).

Fruto de um investimento inicial de R$ 1 bilhão, a fábrica da Toyota em Sorocaba foi responsável por pouco mais da metade do dinheiro investido pela montadora no Brasil na última década. Inicialmente pronta para produzir 74 mil veículos por ano, a planta teve sua capacidade expandida e hoje produz mais do que o dobro, com 158 mil veículos/ano.

Publicidade
Toyota Etios continua sendo produzido em Sorocaba, mas só para exportação.
Foto: Toyota / Divulgação

Para garantir essa marca histórica, além das boas vendas no mercado interno, os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross feitos em Sorocaba são comercializados em diversos países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru.

Sorocaba tem vocação exportadora. Dessa planta saíram mais de 95 mil unidades produzidas somente neste ano, e 50% desse volume (pouco mais de 47 mil carros) foi destinado para os mercados latino-americanos.

“Celebrar o aniversário de uma de nossas principais fábricas na região é motivo de imenso orgulho", disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

"Quero agradecer a todos os colaboradores que ajudaram a construir essa bonita história repleta de comprometimento, dedicação e trabalho que garantiram que essa unidade seja referência não só na produção de veículos cada vez melhores, mas também na atuação responsável com o meio ambiente, por meio do uso racional de recursos, na promoção da equidade e na proximidade com as comunidades, ao desenvolver iniciativas cidadãs que suportem o crescimento social", disse o executivo.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se