Patrocínio

Windows 10 vai exigir permissão para que apps usem câmera, microfone e outros

13 set 2017 - 12h47

A preocupação com a segurança e privacidade dos usuários de Windows 10 é citada pela Microsoft como uma de suas prioridades - e também motivo de muitas críticas para a companhia. Com o Fall Creators Update, marcado para sair em outubro, a empresa deve mudar mais critérios nesse sentido, fazendo com que apps exijam autorização explícita para utilizarem recursos como câmeras, microfones e outros.

Windows 10 S
Windows 10 S
Foto: Canaltech

Esse tipo de barreira já existe, mas o que vai mudar é o seu funcionamento. Hoje, o Windows 10 trabalha com um estilo de autorização implícita, com os softwares recebendo autorização automática para acessarem tais funcionalidades - a noção é de que, ao executá-los e reconhecer seu uso, o usuário está ciente da forma como eles trabalham, podendo acessar as configurações caso deseje que algum dos dispositivos não seja acessado.

Publicidade

Agora, entretanto, as notificações mudam para um método opt-in, na qual o utilizador é notificado e deve dar sua anuência para aquele tipo de utilização. É um método semelhante ao que temos nos sistemas operacionais móveis: sempre que um aplicativo for executado pela primeira vez, o usuário deverá dar autorizações específicas para recursos como câmera, microfones, arquivos pessoais e outros, com as preferências permanecendo guardadas até que sejam alteradas manualmente.

A novidade vai valer tanto para softwares nativos do próprio Windows 10 quanto para soluções de terceiros. Os prompts, entretanto, não serão exibidos para aplicativos que já tenham sido usados e autorizados antes do lançamento do Fall Creators Update, com suas permissões sendo mantidas como estão e alteráveis somente a partir de menus de configuração internos.

Além disso, termos de uso e privacidade também deverão ser exibidos com mais destaque, com listas de recursos acessados e dados transmitidos sendo exibidas sempre que possível. Os usuários corporativos, ainda, vão ganhar uma ferramenta que limita a quantidade de informações enviadas para a Microsoft para fins de telemetria, como forma de aumentar ainda mais a confiança daqueles que precisam de confidencialidade em suas aplicações.

Nos sistemas empresariais, responsáveis pela manutenção também terão acesso completo às configurações de compartilhamento de todo o inventário, podendo selecionar exatamente quais máquinas enviarão quais dados para a nuvem. Dados de diagnóstico, como aplicativos problemáticos, travamentos e lentidões, também passarão a ser exibidos com mais clareza e com base em tais informações coletadas.

Publicidade

O Fall Creators Update será liberado no dia 17 de outubro para todos os usuários do Windows 10. O download é gratuito.

Canaltech
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se