O Curling é um dos esportes mais curiosos dos Jogos de Inverno, frequentemente chamado de "xadrez no gelo". No entanto, o que poucos espectadores imaginam é que cada uma das pedras de 20 kg lançadas pelos atletas compartilha exatamente a mesma "certidão de nascimento". Há mais de um século, todas as pedras utilizadas em competições oficiais de elite vêm de uma pequena ilha vulcânica desabitada chamada Ailsa Craig, na Escócia.
"Xadrez no gelo": entenda a dinâmica do curling olímpico
O Curling é um dos esportes coletivos mais antigos do mundo, praticado desde o século 16 em lagos congelados na Escócia. É um esporte de precisão, disputado em uma pista de gelo retangular com pedras de cerca de 20 kg e uma circunferência de 910 milímetros.
O objetivo é simples: lançar pedras de granito para que elas parem o mais próximo possível do centro de um alvo chamado "casa". Enquanto um jogador lança, outros dois utilizam vassouras para varrer o gelo à frente da pedra. Esse processo gera calor por atrito, derretendo levemente o gelo e criando uma fina camada de água que reduz a fricção, permitindo controlar a velocidade e a direção da pedra.
O apelido "xadrez no gelo" existe porque o curling exige muita estratégia e raciocínio. Assim como no xadrez, os jogadores precisam planejar jogadas com antecedência para vencer o adversário. Além disso, os jogadores também precisam criar barreiras para tirar as pedras do outro time do caminho. Por isso, assim como no xadrez, a inteligência e o ...
Matérias relacionadas