Oferecimento

Alemanha era um gigante militar adormecido: agora foi despertada e já está ultrapassando os EUA em balas produzidas por ano

Sim, a Europa pode armar-se e defender-se por si própria, mas apenas de forma progressiva

30 jan 2026 - 15h37
(atualizado às 17h16)
Foto: Xataka

Durante grande parte da Guerra Fria, a Europa assumiu que seu papel industrial na defesa era secundário em relação ao poderio americano e que a produção em massa de munições ficava do outro lado do Atlântico. Oito décadas depois, essa lógica começa a se inverter: não porque o continente esteja totalmente rearmado, mas porque uma única empresa europeia já é capaz de fabricar mais balas em um ano do que toda a indústria militar dos Estados Unidos.

O gatilho geopolítico

A mudança na política americana sob o comando de Trump, com insinuações tão extremas como a possível anexação da Groenlândia e uma pressão crescente para que a Europa assuma sua própria defesa, reabriu uma questão que durante décadas parecia desnecessária: se o continente seria capaz de se armar e se defender sem os Estados Unidos.

Publicidade

A resposta dos analistas e responsáveis políticos é afirmativa, mas com nuances importantes, porque substituir o escudo militar americano (desde pessoal até equipamentos e capacidades críticas) teria um custo estimado em cerca de um trilhão de dólares e exigiria anos de transformação industrial e estratégica.

Lembrei-me de uma informação publicada recentemente pelo Wall Street Journal: após décadas de subfinanciamento e fragmentação, a indústria europeia de defesa vive o seu maior crescimento desde a Guerra Fria, impulsionada pela guerra na Ucrânia e por um aumento maciço dos gastos militares.

A produção de drones, munições, veículos blindados e sistemas terrestres disparou, com novas ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Uma pessoa sortuda encomendou um cartão microSD para o seu Nintendo Switch na Amazon e recebeu nove!

Em pleno rearmamento, Espanha acaba de surpreender a Europa: 5 bilhões para 34 navios de guerra e quatro submarinos

A Apple conseguiu o que Hollywood vem lutando há anos: os direitos de levar o Cosmere de Brandon Sanderson para as telas

Se você tem uma máquina de costura antiga, você tem um tesouro: veja como transformá-la em um móvel com estilo

"Estão sob nossos pés": os drones ucranianos agora conseguem atacar soldados russos a distâncias absurdas

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações