O trabalho de um agricultor é, basicamente, cultivar frutas, verduras e legumes. Mas nem todo alimento pode ser plantado livremente. A agricultura moderna tem regras e algumas espécies são protegidas por patentes industriais. Na prática, isso significa que determinadas frutas pertencem legalmente a empresas e não podem ser cultivadas por qualquer pessoa.
Um agricultor de uma região rural de Lérida, na Espanha, acabou ignorando essa regra, e o preço disso acabou sendo bem alto. Uma apuração conduzida pela Guarda Civil espanhola revelou que, ao longo de anos, ele multiplicou e comercializou ilegalmente uma variedade protegida de nectarina, infração que pode resultar em uma multa de 288 mil euros, cerca de R$1 milhão. Ou seja, nem tudo o que nasce da terra é livre para ser cultivado.
Plantar frutas nunca foi tão caro: agricultor recebe multa de R$1 milhão pelo cultivo de nectarina
Ninguém imaginaria que o "simples" ato de plantar nectarinas, fruta semelhante ao pêssego, fosse dar tanta dor de cabeça. Mas deu, e o problema todo começou quando surgiram suspeitas de comércio irregular envolvendo uma nectarina específica, conhecida por seu alto valor no mercado europeu. A investigação apontou que o agricultor havia plantado cerca de cinco mil árvores de uma variedade protegida sem autorização dos detentores dos direitos. Além disso, ele deixou de pagar as taxas obrigatórias exigidas pela empresa responsável pela fruta, uma prática ilegal dentro do regime de proteção de variedades ...
Matérias relacionadas