Travamos todos os tipos de batalhas há séculos e, em alguns casos, a resposta passou despercebida entre as disputas. Entre esses debates, há um que parece nunca desaparecer porque ambos os lados têm a mesma convicção sobre seus pontos. Estamos nos referindo ao papel higiênico e à maneira correta de pendurá-lo.
O curioso é que a resposta já estava por aí desde o início.
Uma "guerra" de um século e meio
A eterna disputa sobre como pendurar o papel higiênico (com a folha "acima" ou "abaixo" do rolo) gerou opiniões conflitantes, debates familiares e discussões acaloradas. Aqueles que preferem o método "por cima" citam razões práticas e higiênicas: é mais fácil localizar a ponta do papel, reduz o risco de contato com a parede (e, portanto, com germes) e é visualmente mais organizado.
Por outro lado, porém, os defensores do "underground" apelam para uma aparência mais discreta e para o fato de que, por exemplo, dificulta que animais de estimação ou crianças em casa desenrolem todo o papel.
Invenção ilustrada
No entanto, toda essa controvérsia parece ter encontrado uma resposta oficial em um lugar inesperado: um documento de mais de 130 anos atrás. Em 2015, o escritor Owen Williams resgatou uma imagem histórica do arquivo de Patentes do Google que mostrava a patente registrada em 1891 por Seth Wheeler, ninguém menos que o inventor do papel higiênico perfurado.
Nela, é claramente ilustrado como o papel deve ser pendurado: acima do rolo (imagem abaixo). A patente, registrada ...
Matérias relacionadas
Perfil pessoal no X do Papa Leão XIV viraliza com críticas a Trump e JD Vance