Ao longo do último ano, o setor de tecnologia vem se reestruturando em meio à incerteza econômica, à reorganização em torno da inteligência artificial (IA) e a um esforço para se tornar mais eficiente em termos de custos. Grandes empresas de tecnologia, incluindo Amazon, Meta e Microsoft, demitiram milhares de funcionários, ao mesmo tempo em que obtiveram receitas crescentes e fizeram grandes investimentos em IA. Economistas afirmaram que os novos dados sinalizam dificuldades à frente, mesmo com algumas empresas de tecnologia continuando a contratar, especialmente para funções relacionadas à IA.
Dados recém-divulgados sobre o mercado de trabalho pintam um quadro sombrio para o setor de tecnologia, que continua demitindo funcionários.
A taxa de desemprego para empregos na área de tecnologia vem aumentando constantemente desde maio, chegando a 4% em novembro, de acordo com uma análise da CompTIA, uma empresa que oferece treinamento e certificações em TI. Entre outubro e novembro, o número de trabalhadores de tecnologia em diferentes setores caiu 134.000, enquanto o número de pessoas trabalhando na indústria de tecnologia diminuiu em mais de 6.800. As vagas de emprego na área de tecnologia também caíram em mais de 31.800, segundo o relatório, citando dados do Bureau of Labor Statistics (Departamento de Estatísticas do Trabalho) e da empresa de inteligência de mercado Lightcast, com sede na Califórnia.
"Os dados são bastante conclusivos de que o setor de tecnologia está enfrentando dificuldades", disse Mark Zandi, economista-chefe da Moody's. "Há uma recessão de empregos no setor, e parece que isso vai continuar, dada a queda nas vagas anunciadas."
"Por muito tempo, a tecnologia foi um impulso para os empregos e para o mercado de trabalho em geral", disse Zandi, acrescentando que tem sido uma fonte de empregos com altos salários. "Esse impulso agora se transformou em um obstáculo, e parece que esse obstáculo pode se tornar ainda maior no futuro."
As perspectivas econômicas dos EUA continuam incertas, com o Federal Reserve reduzindo as taxas de juros no início deste mês pela terceira vez neste ano, citando um enfraquecimento do mercado de trabalho. A taxa de desemprego no setor de tecnologia ainda está abaixo da taxa nacional, que em novembro atingiu 4,6%, a mais alta desde 2021. No entanto, essa diferença vem diminuindo, com o desemprego no setor de tecnologia aumentando mais rapidamente nos últimos meses do que em nível nacional.
No setor de tecnologia, os empregos para consultores de software, segurança cibernética e desenvolvimento web estão entre os que foram cortados, de acordo com a CompTIA. Isso provavelmente se deve ao fato de as empresas estarem gastando menos em projetos de tecnologia e à retração nos contratos governamentais e na capacidade de vender serviços no exterior, disse Tim Herbert, diretor de pesquisa da CompTIA.
Herbert disse que as empresas que enfrentam dificuldades devido à desaceleração da economia podem suspender a consultoria em tecnologia, o que pode servir como uma indicação para empresas de outros setores. "Em alguns casos, pode ser um indicador do desempenho de outros tipos de empresas quando elas param de contratar serviços de consultoria em tecnologia."
Os empregadores estão em grande parte em modo de "esperar para ver" quando se trata de contratações, dadas as incertezas atuais em torno da economia e do impacto da IA, então é provável que adiem a reposição de vagas, disse Herbert, citando pesquisas da CompTIA com diretores de informação. Mas Justin Wolfers, professor de políticas públicas e economia da Universidade de Michigan, disse que a incerteza provavelmente continuará no futuro previsível.
"Estou me sentindo substancialmente mais pessimista", disse Wolfers, lembrando que o presidente do Federal Reserve, Jerome H. Powell, sugeriu recentemente que os números de empregos federais podem estar superestimados. "Isso é bastante sombrio."
As empresas de tecnologia anunciaram mais de 141 mil cortes de empregos até agora este ano, representando um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a empresa de recolocação Challenger, Gray & Christmas. Ao mesmo tempo, grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Meta e Amazon anunciaram planos de investir até US$ 375 bilhões em infraestrutura de IA este ano.
Embora as vagas de emprego tenham diminuído em novembro, as empresas continuaram a contratar, com alta demanda por trabalhadores nas áreas de engenharia e suporte técnico. E a IA está se tornando rapidamente um requisito, com 41% de todas as vagas ativas representando funções de IA ou exigindo habilidades de IA, de acordo com a análise da CompTIA.
"Se você tem habilidades em IA, parece haver empregos", disse Zandi sobre o mercado de trabalho. "Mas se você não tem, acho que vai parecer que você foi atropelado por um caminhão de lixo."
Herbert alertou que será importante observar como os números de empregos mudarão nos próximos meses, pois os dados de um mês podem não fornecer um panorama completo.
A IA provavelmente terá um impacto diferente dependendo dos setores e empregos, disse Wolfers. Programadores e tradutores, por exemplo, podem sentir o impacto muito mais cedo do que outras profissões, observou ele.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.