Oferecimento

"Que viva o Brasil": Nicolás Maduro começa a falar portunhol para pedir apoio brasileiro

Em meio à tensão crescente com os EUA, presidente venezuelano faz apelo incomum e adota tom emocionado para conquistar simpatia no país vizinho

6 dez 2025 - 19h09
Foto: Xataka

A diplomacia latino-americana já teve seus momentos curiosos, mas poucos tão cinematográficos quanto o exibido nesta quinta-feira (4). Durante um programa de TV na Venezuela, Nicolás Maduro decidiu mirar diretamente no público brasileiro e fez isso em um portunhol improvisado, carregado de emoção, cálculo político e um bom tanto de estranheza.

"Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano", declarou o presidente, segurando um boné do MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Em seguida, lançou seu apelo mais direto: "Povo do Brasil, às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania. Que viva o Brasil!"

Publicidade

O gesto, por si só, já seria notícia. Mas o contexto é o que realmente amplifica o episódio. Confira o vídeo:

Desde setembro, Maduro vive sob o que fontes descrevem como uma atmosfera de tensão quase permanente. Os Estados Unidos intensificaram a presença militar na região e vêm conduzindo operações no Caribe e no Pacífico sob o pretexto de combater o tráfico internacional. O ataque mais recente, perto da Colômbia, reacendeu temores de escalada.

A Casa Branca, durante o governo Trump, classificou Maduro como líder do suposto "Cartel de los Soles" — alegação que ele nega categoricamente. O resultado disso é um presidente que, segundo reportagens do New York Times, adotou um regime de segurança que lembra mais um thriller político do que a rotina de um chefe de Estado.

Fontes próximas ao governo, sob anonimato, relatam um ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Pela primeira vez, Pantone escolhe este tom como a cor do ano e nem todos estão felizes com a decisão

Voando pelos ares enquanto pessoas ofereciam somas obscenas de dinheiro por ele: assim transcorreu o leilão deste carro exclusivo; um dos apenas cinco existentes no mundo

O mercado de trabalho que está surgindo: babás multimilionárias para famílias que competem pelos melhores talentos

Europa já não depende do gás russo: depende de algo mais difícil de substituir

Como se não bastassem os drones e a lama, os soldados na frente ucraniana enfrentam mais um problema: a neblina

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se