Patrocínio

O que acontece quando bloqueia o IMEI?

Entenda o que acontece quando bloqueia o IMEI e como isso pode ser útil!

17 abr 2024 - 05h00
Esses apps infectados foram baixados mais de 100.000 vezes no total. Dois deles chegam a ter mais de 10.000 downloads cada!
Esses apps infectados foram baixados mais de 100.000 vezes no total. Dois deles chegam a ter mais de 10.000 downloads cada!
Foto: hippopx.com/Creative Commons - CC0/Public Domain / Flipar

O IMEI, ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, é um número exclusivo para cada dispositivo móvel, como celulares e alguns tablets. Ele funciona como uma espécie de identidade digital para o aparelho, composto por uma sequência de 15 dígitos que não se repetem em nenhum outro dispositivo. 

O código é essencial para rastrear e identificar celulares no mundo inteiro, e está relacionado à segurança e funcionalidade dos celulares. 

Publicidade

O IMEI pode ser usado para bloquear um celular em caso de roubo ou perda, além de ser uma ferramenta importante para as autoridades na hora de identificar e recuperar um celular roubado.

Além disso, o código também pode ser a garantia de autenticidade de um aparelho, o que ajuda a combater a falsificação e o comércio ilegal de aparelhos móveis. Com todas essas utilidades, uma questão que sempre aparece é: o que acontece quando bloqueia o IMEI?

O que acontece quando bloqueia o IMEI?

Em caso de perda ou roubo do celular, é um passo obrigatório bloquear o IMEI. A partir daí, o aparelho se torna inútil para as redes de telefonia móvel. Ou seja, não consegue fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou usar os dados móveis. 

Com ele bloqueado, mesmo se alguém tentar colocar um novo chip SIM no celular, o aparelho não vai se conectar à rede. Isso acontece pois o IMEI bloqueado é reconhecido pelos sistemas das operadoras. 

Publicidade

Segurança do celular no Carnaval: veja dicas! Segurança do celular no Carnaval: veja dicas!

Para que serve o bloqueio do IMEI?

Essa medida tem o objetivo de dificultar o roubo de celulares. Por isso, o que acontece quando bloqueia o IMEI traz uma dor de cabeça aos assaltantes, pois mesmo que troquem o chip SIM, o aparelho continuará sem operar para qualquer uso na maioria das redes móveis.

Como descobrir o IMEI de um aparelho?

Tem dois jeitos de descobrir o número do IMEI de um celular: pelas configurações do aparelho e o “código universal”.

Código universal

É bem simples: com celular em mãos, abra a tela de discagem e digite *#06# e ele será exibido, independente do sistema operacional ou marca do aparelho. Para tablets, é necessário verificar pela configuração do dispositivo.

Configurações do sistema

Também é possível descobrir o IMEI pela configuração do sistema. 

No Android, apesar de poder ter algumas variações por conta do fabricante e modelo do smartphone, em geral consegue ser acessado ao entrar nas Configurações, clicar em Sistema e em seguida Sobre o Dispostivo.

Publicidade

Para usuários de iPhone, no iOS é preciso entrar em Ajustes, clicar em Geral e em seguida, a opção Sobre. 

Como ativar e desativar o bloqueio de IMEI 

Para bloquear o IMEI, é importante primeiro saber o número. Geralmente, é possível achar o código na caixa em que veio o celular. Caso não tenha mais a caixinha, ou nenhum documento original da compra, algumas operadoras também conseguem realizar o bloqueio por meio do número de telefone associado ao chip SIM. 

De qualquer forma, é necessário contatar a operadora, através de um número específico de cada. 

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057
  • TIM: *144 (ligação de celular TIM) ou 1056 (de qualquer operadora)
  • Vivo: *8486 (ligação de celular Vivo) ou 1058 (de qualquer operadora)

Cada operadora segue um protocolo nesses casos, mas é importante sempre ter alguns documentos em mãos na hora do bloqueio, como o boletim de ocorrência da polícia. O bloqueio do IMEI pode demorar até 24 horas.

Outra coisa que acontece quando bloqueia o IMEI é a possibilidade de encontrar novamente o aparelho. Nesse caso, de acordo com a própria Anatel, somente quem solicitou o bloqueio pode revertê-lo. 

Publicidade

Para fazer isso, é preciso entrar em contato novamente com a operadora. Assim como para fazer o bloqueio, cada uma das operadoras têm seus procedimentos para desbloquear. Algumas só aceitam desfazer a operação em lojas, outras possuem métodos online. De qualquer forma, o prazo para desbloquear o aparelho é de 72h a partir da solicitação.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações