Patrocínio

Novo cartão de operadora telefônica da Apple ameaça Gemalto

A Gesmalto obteve cerca de 400 milhões de euros de receita em 2013

17 out 2014 - 14h53
(atualizado às 18h16)
<p>Este é um grande golpe para a tecnologia da Gemalto, disse um operador de Luxemburgo</p>
Este é um grande golpe para a tecnologia da Gemalto, disse um operador de Luxemburgo
Foto: Apple

As ações da Gemalto perderam mais de 10% depois que a Apple revelou um novo cartão SIM para seus mais recentes iPads, suscitando preocupações sobre o futuro dos chips inteligentes da Gemalto para celulares.

A Apple informou nesta semana que seu novo iPad 2 Air tornaria muito mais fácil para clientes realizarem a troca de operadora sem fio através de um ícone na tela, graças a um cartão SIM neutro da Apple instalado no dispositivo.

Publicidade

"Este é um grande golpe para a tecnologia da Gemalto", disse um operador de Luxemburgo.

Concluímos que as implicações (do Apple Pay) são em grande parte negativas para a Gemalto, escreveram analistas do Morgan Stanley
Foto: Stephen Lam / Reuters

Com sede na Holanda, a Gemalto, uma importante fornecedora de cartões com chip e terminais de pagamento, obteve cerca de 400 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,2 bilhões) de receita no ano passado com o gerenciamento de pagamentos para terceiros.

Pressão da Apple

Ao trabalhar diretamente com Visa e MasterCard para lidar com os pagamentos móveis, a empresa americana pode pressionar a receita da Gemalto com a instalação de chips e gerenciamento de pagamentos no que é visto como um mercado de rápido crescimento para operações móveis, dizem analistas.

Publicidade

"Concluímos que as implicações (do Apple Pay) são em grande parte negativas para a Gemalto", escreveram analistas do Morgan Stanley em relatório escrito antes do anúncio desta semana sobre os planos de cartões SIM da Apple.

"Visa e MasterCard atuando como prestadores de serviços diminuem a potencial fonte de receita", completam os analistas.

Representantes da Gemalto contatados pela Reuters disseram não ter comentários imediatos a fazer. A Gemalto irá publicar seus resultados do terceiro trimestre em 23 de outubro.

Galaxy ou iPhone? Compare smartphones topo de linha

As ações da Gemalto encerraram o pregão desta sexta-feira com baixa de 10,97%.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se