Patrocínio

Nasa revela identidade do objeto misterioso com forma de disco avistado na Lua

Trata-se de uma nave sul-coreana, confundindo observadores por conta da imagem distorcida

10 abr 2024 - 11h44
(atualizado às 16h14)
Resumo
O mistério foi revelado: a Nasa divulgou imagens de um OVNI, identificado como o Danuri, um orbitador lunar, lançado pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia. As imagens mostram o Danuri com o formato de uma prancha de surf.
O objeto na verdade é um orbitador sul-coreano, confundindo observadores por conta da imagem distorcida
O objeto na verdade é um orbitador sul-coreano, confundindo observadores por conta da imagem distorcida
Foto: Nasa/Goddard/Universidade Estadual do Arizona

O mistério foi revelado: a Nasa divulgou na última sexta-feira (5) imagens de um OVNI próximo à superfície da Lua, observado no mês anterior.  O objeto tem o formato de um disco. As fotos foram tiradas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), espaçonave robótica da agência dos Estados Unidos. 

As imagens provocaram teorias do que poderia ser, mas no fim, o objeto foi identificado como o Danuri, um orbitador lunar, que pertence ao Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia. 

Publicidade

O LRO e o Danuri passaram um pelo outro, em direções opostas, entre 5 e 6 de março, de acordo com informações da Nasa.

A nave da agência espcial circula a Lua desde 2009, fazendo diversos registros desde sua primeira missão lunar, que marcou o retorno da agência à Lua após uma década.

Atualmente, a sonda está em uma órbita quase paralela à do Danuri, que foi lançado em 2022 pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI).

As imagens estão distorcidas devido às velocidades relativas extremamente rápidas entre ele e a LRO. O resultado é uma foto que mancha a espaçonave coreana até 10 vezes o seu tamanho na direção oposta da viagem – com o curto tempo de exposição da câmera da LRO .

Publicidade

Além disso, as imagens estão distorcidas, devido às velocidades de ambos objetos. Por conta disso, o Danuri parecia estar ampliado até 10 vezes em relação ao seu tamanho real, o que faz com que sua aparência lembre a de uma prancha de surf. 

Na realidade, o Danuri possui o formato típico de uma espaçonave não tripulada: uma caixa central com dois painéis solares em cada lado.

O nome Danuri vem a partir das palavras em coreano “Dal” (달), que significa Lua e “Nurida” (누리다), que em tradução literal em português significa "aproveitar", ou “desfrutar”.

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se