Um novo relatório do Departamento de Saúde da Flórida acendeu um alerta sobre a segurança alimentar nos Estados Unidos. Os testes detectaram níveis de arsênio em 28 doces populares, incluindo marcas conhecidas mundialmente.
Entenda o que é o arsênio e quais são os seus perigos
O arsênio (As) é o semimetal número 33 da tabela periódica. É uma substância natural, presente no ambiente terrestre por meio de poeiras, erupções vulcânicas e também liberada por atividades humanas, como mineração, uso de agrotóxicos e queima de carvão.
O elemento químico pode originar dois tipos de compostos: os orgânicos (presentes em crustáceos, moluscos e outros frutos do mar) e os inorgânicos (compostos metálicos e ferrosos capazes de contaminar plantações e fontes de água).
Os compostos orgânicos não são considerados prejudiciais ao ser humano, pois são eliminados rapidamente pelo corpo. Já os compostos inorgânicos são altamente tóxicos, especialmente em casos de exposição prolongada. O arsênico, uma das formas inorgânicas mais conhecidas, é usado como pesticida e é considerado veneno potencialmente letal.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o arsênio está entre as 10 substâncias de maior preocupação para a saúde pública, podendo causar intoxicações alimentares, reações alérgicas, câncer - e, em casos extremos, a morte.
Testes não resultaram no recolhimento de produtos
Os testes, conduzidos dentro da iniciativa Healthy Florida First ("Flórida Saudável Primeiro") - parte do programa Make...
Matérias relacionadas
O motivo por que o Bitcoin e as outras criptomoedas estão despencando: puro medo