Depois do dia mais curto do ano registrado nesta quarta-feira (9), um outro fenômeno espetacular vai ocorrer nesta quinta-feira (10): a lua cheia do mês de julho, conhecida também como "Lua do Veado". Essa é a lua cheia mais distante do sol em 2025, e poderá ser vista a partir das 18 horas até 00 noite (horário de Brasília). Ela é caracterizada pela luminosidade fascinante e por causar a impressão de estar mais perto da Terra. Por isso, não deixe de tirar um tempinho para contemplar esse verdadeiro espetáculo da natureza.
O que é a Lua do Veado?
Se você não está por dentro dos fenômenos astronômicos, como as fases da lua, provavelmente deve estar se perguntando o que é Lua do Veado. Essa lua nada mais é do que um apelido informal para a lua cheia deste mês. As principais características da Lua de Veado é a sua cor alaranjada, meio avermelhada, e a alta luminosidade. Essa coloração é provocada por um efeito causado pela luz solar refletida na lua, passando pela atmosfera da Terra. Ou seja, não é a cor da lua em si, mas uma perspectiva observada da Terra.
Por que a lua cheia do mês de julho é conhecida como Lua do Veado?
O nome pode até parecer estranho, mas existe um motivo pelo qual a lua cheia de julho é chamada assim. Acontece que o nome está ligado a uma tradição indígena da América do Norte, que as fases da lua eram nomeadas de acordo as principais características de cada mês. Julho, para os norte-americanos, é o mês em que os veados e cervos começam a desenvolver ...
Matérias relacionadas
Um estudo japonês comprova que andar de moto faz bem para o cérebro: melhora a atenção e a memória
Planeta Terra teve o dia mais curto do ano nesta quarta-feira
O núcleo da Terra parou de girar? Entenda o fenômeno e seus efeitos
Se você tem coco em casa, tem um tesouro: você pode usá-lo para purificar a sua água