Oferecimento

Google processa empresa que afirma coletar dados de pesquisas para roubar conteúdo

19 dez 2025 - 17h41

O Google processou nesta sexta-feira uma empresa do estado norte-americano do Texas que "raspa" dados de resultados de pesquisas online, alegando que ela usa ‌centenas de milhões de solicitações falsas de busca para acessar material protegido ‌por direitos autorais e "obtê-lo gratuitamente em uma escala surpreendente".

O processo contra a SerpApi, apresentado em um tribunal federal na Califórnia, afirma que a empresa contornou as proteções de dados do Google para roubar o conteúdo ‍e vendê-lo a terceiros.

Publicidade

Porta-vozes do SerpApi não comentaram o assunto.

"Dedicamos recursos significativos para combater esse abuso e proteger o conteúdo dos sites em nossos resultados", disse a advogada geral do Google, Halimah ‌DeLaine Prado, em comunicado. "Quando nossas proteções técnicas de ‌segurança são contornadas de maneira tão descarada, como último recurso, tomamos medidas legais para interromper esse comportamento."

O Reddit apresentou alegações semelhantes contra o SerpApi e outros raspadores de dados em outubro sobre o suposto roubo de seu material para ajudar a treinar o mecanismo de pesquisa baseado em inteligência artificial da startup Perplexity.

Um porta-voz do Reddit disse que a empresa foi "encorajada" pelo fato do Google também ter processado o SerpApi. "Quando agentes mal-intencionados extraem conteúdo sem permissão ou proteção, eles estão voltando a abertura da internet contra ela mesma", disse o porta-voz.

Publicidade

O Google disse que seus resultados de busca incluem conteúdo licenciado com direitos autorais de outras empresas em serviços que incluem Google Maps e Google Shopping. A ação judicial afirma que esses resultados de ‌pesquisa de "alta qualidade e ricos em conteúdo" o tornam um "alvo favorito" para o SerpApi e seus clientes.

O Google solicitou uma quantia não especificada de danos monetários e uma ordem judicial bloqueando a coleta de dados pela SerpApi.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações