Com cabanas simples de madeira que custam cerca de US$ 2.500 e podem ser erguidas em poucas horas, a cidade de Eugene, no estado de Oregon (EUA), criou uma alternativa prática para enfrentar a crise de pessoas em situação de rua. Chamadas de Conestoga Huts, as pequenas estruturas oferecem abrigo seguro, isolado e trancável — e se tornaram o centro de uma política local que alia moradia temporária, apoio social e oportunidade de recomeço.
Iniciativa tem forte apoio da comunidade
O projeto foi idealizado por Erik DeBurr, integrante do grupo Community Supported Shelters (CSS) - uma organização sem fins lucrativos focada em ajudar pessoas em situação de rua. A ideia contou com forte apoio da comunidade local e foi financiada por meio de doações.
A inspiração para a construção das Conestoga Huts veio das antigas carroças Conestoga, um símbolo de viagem e refúgio do passado estadunidense.
O objetivo da ONG não é apenas "dar um teto" à população em situação de vulnerabilidade. As vilas de cabanas foram pensadas para se tornar um ponto de partida para essa parcela de cidadãos. Por meio das Conestoga Huts, o morador passa a ter fácil acesso à atendimento psicológico, assistência social e orientação profissional.
Distribuídas por diferentes áreas da cidade, as unidades funcionam como abrigos de transição: durante o dia, os residentes saem para consultas, oficinas ou programas de capacitação — o que reduz o isolamento e ajuda na reintegração social.