Oferecimento

Em 2001, um iate refugiou-se numa ilha remota no Atlântico: dias depois, seus habitantes empanavam peixe com coca

História do Rabo de Peixe é uma das mais loucas do início do século XXI: uma onda de fardos de peixe nos Açores

29 jan 2026 - 14h34
(atualizado em 30/1/2026 às 13h49)
Foto: Xataka

A ilha de São Miguel, a maior e mais populosa do arquipélago dos Açores (em Portugal), é conhecida como "Ilha Verde" devido aos seus prados verdejantes. Em 2001, porém, o mais apropriado era chamá-la de Ilha Branca. Numa das piruetas do destino que costumam inspirar roteiristas da Netflix (e neste caso foi exatamente o que aconteceu), dezenas e dezenas de fardos de cocaína pura começaram a chegar às costas de São Miguel, mais especificamente às da freguesia de Rabo de Peixe.

Foram trazidos pelo Atlântico, de surpresa e sem que ninguém em Rabo de Peixe conseguisse explicar bem porquê ou de onde vinham. O que não deixa dúvidas, mais de 20 anos depois, é que esse episódio mudou a história da ilha.

Publicidade

Não só porque Rabo de Peixe ficou para sempre associada a imagens surreais (diz-se que na ilha havia famílias que empanavam cavala com cocaína em vez de farinha), mas também pela marca que deixou numa população de pescadores humildes, para quem até então o pó branco era um recurso ao alcance de uma minoria.

Vinte e quatro anos depois, a história volta às notícias graças ao streaming. A Netflix acaba de lançar um novo documentário sobre o episódio, "Maré Branca: A História Surreal de Rabo de Peixe", um lançamento que coincide com a estreia da segunda temporada de uma série inspirada no mesmo evento, a bem-sucedida "Rabo de Peixe".

Veleiro à deriva

Os Açores são um paraíso na Terra, mas até o maior dos paraísos pode se transformar em inferno. Antonino Quinzi vivenciou isso em primeira mão no ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Não é só a Austrália: França proíbe redes sociais para menores de 15 anos e vai além ao restringir o uso de celulares

Após cinco anos e bilhões investidos, Meta demite milhões de funcionários do metaverso

Em 1917, os EUA compraram ilhas caribenhas da Dinamarca por 25 milhões de dólares: hoje elas são fundamentais para proteção da Groenlândia

Hyundai vislumbra fábricas repletas de robôs humanoides, mas sindicato coreano diz "não tão rápido"

Algumas pessoas são obcecadas por consumir magnésio como suplemento, quando a melhor maneira é incluí-lo na alimentação

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações