A Databricks levantou mais de US$4 bilhões em uma rodada de financiamento que avaliou a companhia de dados e ferramentas de inteligência artificial em US$134 bilhões, no mais recente exemplo de investidores que apostam alto na tecnologia.
A rodada de financiamento foi liderada por Insight Partners, Fidelity Management & Research Company e JPMorgan Asset Management. Investidores, incluindo Andreessen Horowitz, BlackRock e Blackstone, também participaram.
"Os investidores da Databricks estão precificando um mundo em que toda corporação é uma empresa de dados e precisa de uma plataforma unificada para limpar, analisar e operacionalizar essas informações", disse Michael Ashley Schulman, sócio da Running Point Capital Advisors.
Os concorrentes vêm de todos os vetores, mas "a combinação de ecossistema aberto e potência de vendas corporativas da Databricks parece lhe dar uma vantagem de gladiador", acrescentou Schulman.
A Databricks, sediada em São Francisco, disse que ultrapassou uma taxa de execução de receita de US$4,8 bilhões no terceiro trimestre, crescendo mais de 55% em relação ao ano anterior.
A receita de produtos de IA e com negócios de armazenamento de dados ultrapassou, cada uma, uma taxa de execução de US$1 bilhão, ao mesmo tempo em que proporcionou um fluxo de caixa livre positivo nos últimos 12 meses, acrescentou.
A empresa "continua a combinar um forte desempenho financeiro com resultados reais para os clientes, definindo o padrão de como a IA cria valor para as empresas", disse John Wolff, diretor administrativo da Insight Partners.
A Databricks disse que planeja usar os recursos da rodada de financiamento para acelerar o desenvolvimento de aplicativos orientados por IA, apoiar futuras aquisições, expandir pesquisa de IA e fornecer liquidez para funcionários.
A empresa atende a mais de 20 mil clientes no mundo, incluindo grandes corporações como Shell, Adobe e NBA.