Os hidratos de carbono, ou carboidratos, são um macronutriente fundamental em nossa dieta. Juntamente com as gorduras, representam a principal fonte de energia para o nosso corpo. Os carboidratos também são protagonistas em algumas dietas voltadas para a perda de peso, baseadas no fato de que, na ausência desses nutrientes, nosso corpo recorrerá à energia armazenada no tecido adiposo.
Um plano que não é infalível
Um novo estudo identificou um mecanismo que pode vincular dietas com baixo teor de carboidratos a um aumento no risco de desenvolver câncer colorretal. O elo estaria nos microrganismos que habitam nosso sistema digestivo — o microbioma intestinal.
Em um estudo realizado com camundongos, a equipe responsável observou que esse tipo de dieta pode agravar os danos ao DNA causados por alguns dos micróbios que normalmente vivem no nosso trato digestivo. Isso facilita o surgimento de pólipos, que, por sua vez, aumentam o risco de desenvolvimento desse tipo de tumor.
"O câncer colorretal sempre foi visto como consequência de diversos fatores, incluindo dieta, microbioma intestinal, ambiente e genética", explicou em um comunicado à imprensa Alberto Martin, coautor do estudo. "Nossa pergunta era: a dieta afeta a capacidade de bactérias específicas de causar câncer?".
Três dietas em estudo
No estudo, a equipe testou três tipos de dieta: uma "normal", uma com baixo teor de carboidratos e uma "ocidental", rica em gorduras e açúcar. Eles combinaram essas dietas com ...
Matérias relacionadas
Há um alimento que as baratas não suportam e você com certeza tem na sua cozinha