Oferecimento

"Completamente diferente": este patrimônio mundial da UNESCO está "escondido" há 200 anos e agora visitantes podem vê-lo em sua totalidade

O Partenon está livre de andaimes e estruturas de apoio (por um tempo determinado)

14 out 2025 - 17h12
(atualizado em 15/10/2025 às 16h12)
Foto: Xataka

Pela primeira vez em praticamente 200 anos o Partenão, uma das estruturas mais famosas da Grécia e também um dos patrimônios mundiais da UNESCO, está livre de andaimes e estruturas de sustentação.

Turistas que visitarem a cidade de Atenas podem passar pelo ponto turístico e aproveitar o monumento datado do século V a.C. sem qualquer obstrução visual.

Publicidade

A Ministra de Cultura Lina Mendoni falou com entusiasmo:

"É como se estivessem vendo um monumento diferente, completamente diferente", disse ao rádio Skai. (via The Press Democrat)

Apesar dos esforços de restauração começarem ativamente a partir da década de 1980, o Partenão sempre teve alguma de suas partes obstruídas por alguma estrutura, impossibilitando de ver o monumento em sua totalidade. A demora da conservação e restauração é devido a desafios de financiamento, complexidades técnicas e à necessidade de equilibrar preservação com autenticidade.

No entanto, essa "vista privilegiada" durará apenas por um tempo, já que o fim da restauração continuará a partir de novembro, quando andaimes ficarão localizados na parte oeste do Partenão. Por outro lado, Mendoni prometeu que as estruturas serão "mais leve e esteticamente muito mais próximo da lógica do monumento".

Publicidade

O plano do fim da restauração deve durar até o começo de junho de 2026 e, a partir daí, o Partenão deve, finalmente, ficar livre de qualquer estrutura para sempre.

Capa da matéria: Getty Images/Milos Bicanski

Veja mais

Matérias relacionadas

A cidade mais pacifista da Alemanha vivia de fabricar trens. Agora, viverá de uma gigantesca fábrica de tanques

Você está mais próximo do único castelo medieval das Américas do que imaginava — e conhecer suas masmorras custa menos de R$ 50

Gamer compra fonte nova na Amazon e depois tenta devolvê-la, mas a loja deixa que ele fique com ela de graça

Publicidade

Casas por 1 euro? Cidade italiana já vendeu 450 imóveis em "promoção" e por que isso acontece

Maior azarado com criptomoedas é um alemão: dono de 7.002 Bitcoins esquece senha e perde mais de R$ 4 bi

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações