Oferecimento

Como evitar que a carne solte muita água ao fritar: a culpa não é do bife

Se um bife solta muita água, a culpa provavelmente é sua

11 fev 2026 - 08h23
(atualizado às 21h11)
Foto: Xataka

Poucas coisas tornam a existência de um carnívoro tão amarga quanto ver seu bife, ao ser colocado na frigideira, virar um mar de água. Perdemos a nuance tostada e crocante que buscamos, dando lugar a um pedaço de carne cozido e sem graça, um verdadeiro fiasco.

Apontamos o dedo para o açougueiro, pelo corte; para o pecuarista, porque ele acredita que fura as vacas; para o fabricante da placa vitrocerâmica, por não ser uma grelha de restaurante, e de quem fabricou a frigideira, por deixar aquela sensação horrível na carne. O problema é que a culpa certamente não é de nenhum desses, mas de quem prepara o prato.

Publicidade

Carnes mal descongeladas, mal temperadas, temperaturas muito baixas na frigideira, sal em excesso, oscilação na frigideira ou, simplesmente, uma questão de tamanho, podem ser responsáveis pela carne cozinhar demais na chapa.

Infelizmente, nenhuma carne está isenta desses riscos - da mais cara à mais barata - e nenhum animal está livre do drama, porque isso acontecerá com carne bovina, frango e porco.

Por que a carne libera água?

Se os seres humanos são compostos por cerca de 70% de água, por que pensaríamos que um porco, um boi ou um frango seriam diferentes? Os animais também são compostos principalmente de água, e é por isso que esse fenômeno pode ocorrer.

A questão é que isso pode ser evitado no preparo dos alimentos, já que a retenção de água nos músculos dos animais é o que acaba arrastando as proteínas e formando aquela espuma borbulhante ao redor do nosso bife ou ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Você teria coragem? A estrada mais impressionante da Europa é feita inteiramente de gelo e fica sobre o mar aberto

Antecipando-se à demanda da IA, China está construindo usinas elétricas como se não houvesse amanhã

Frio é tão intenso que Ucrânia ativou opção mais kamikaze: "50 mil russos por mês" ou dar a Moscou o que querem

Pelo bem da sua casa e do seu bolso, tire esses itens da tomada antes de viajar

Não foi confronto direto: a tática de 'chuva de fogo' da artilharia russa que vitimou mais um brasileiro na guerra contra a Ucrânia

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações