Atitude empreendedora, e não apenas gestão, é o que define o sucesso nos negócios

Criado pela ONU e aplicado com exclusividade pelo Sebrae, o Empretec desenvolve as dez características essenciais do empreendedor

13 fev 2026 - 14h43
Foto: Sebrae

O sucesso de uma empresa vai além do conhecimento técnico ou da gestão. A mentalidade do empreendedor é ponto-chave na trajetória de qualquer negócio. Para isso, alguns comportamentos são essenciais e fazem a diferença no enfrentamento de dificuldades e no aproveitamento de oportunidades.   

Engana-se quem pensa que o comportamento adequado é algo que se deve a um dom de nascença. As características propícias podem ser desenvolvidas, desde que haja uma mudança de mentalidade.

Publicidade

Para isso, existe um seminário criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para formar empreendedores com essas competências: é o Empretec, aplicado em 40 países e oferecido com exclusividade no Brasil pelo Sebrae.

O Empretec trabalha as dez características de comportamento essenciais para quem empreende.

Durante a imersão, que dura seis dias, os participantes são estimulados a vivenciar atividades práticas e desafiadoras, que os levam a aprimorar as dez principais características de um empreendedor de sucesso, identificadas a partir de pesquisas globais. A metodologia é desenhada para ser intensa e transformadora.

As dez características trabalhadas no seminário são:

Publicidade
  1. Busca de oportunidades e iniciativa;
  2. Persistência;
  3. Disposição para correr riscos calculados;
  4. Exigência de qualidade e eficiência;
  5. Comprometimento;
  6. Busca de informações;
  7. Estabelecimento de metas;
  8. Planejamento e monitoramento sistemáticos;
  9. Persuasão e rede de contatos;
  10. Independência e autoconfiança.

O programa é direcionado a um público diverso, incluindo desde empreendedores mais experientes que buscam inovação, passando por profissionais em transição de carreira, até aqueles que estão à frente de seu primeiro negócio ou profissionais liberais que desejam aprimorar sua visão estratégica.

“O Empretec me marcou porque mostra o posicionamento que o empreendedor deve ter; você começa a ter uma visão de quem realmente é o empreendedor e como deve se posicionar. Eu vim do regime de trabalho CLT com a mentalidade de funcionário e agora tenho uma visão mais ampla, afirma Joélia Martins, da empresa Chips Ouro Verde, que participou do seminário e levou o que aprendeu para a empresa, que produz chips de banana, batata doce e mandioca. A Chips Ouro Verde, localizada na zona leste da capital paulista, foi criada por André Martins, marido de Joélia, e tem também a participação dos filhos do casal.

A Chips Ouro Verde vende seu produto para diversos Estados brasileiros e tem planos de exportar. O casal conta que adotar uma atitude diferente da que tinham foi fundamental para o negócio, uma vez que trouxe uma nova visão de como a empresa deve ser organizada, o papel de cada um dentro dela e como o negócio tem de ser conduzido.

Transforme-se no seu melhor, com o melhor do mundo.

INSCREVA-SE EM empretec.sebraesp.com.br

Publicidade
Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se