Temos medido mal a morte: a ciência acredita agora que a nossa data de validade biológica é mais hereditária do que pensávamos

Os hábitos pessoais também continuam a ser importantes para o envelhecimento

31 jan 2026 - 12h49
Foto: Xataka

Durante anos, o consenso científico e a cultura popular nos repetiram um mantra tranquilizador: os genes determinam apenas 20 ou 25% da expectativa de vida. O resto recaía diretamente sobre os nossos ombros, dependendo do estilo de vida, da dieta ou mesmo do ambiente que nos rodeava. Mas este número, que correspondia a estudos antigos, mudou radicalmente.

Um estudo publicado esta semana na revista Science abalou os alicerces da biogerontologia. Liderada pelo biólogo molecular Uri Alon, do Instituto Weizmann, em Israel, a pesquisa sugere que temos subestimado enormemente o papel do DNA. Isso foi descoberto após limpar os dados do "ruído" estatístico, com uma conclusão muito categórica: a herdabilidade da expectativa de vida humana é de cerca de 55%.

Publicidade

A porcentagem de participação da genética atual se baseava em pesquisas realizadas na década de 90 e que tinham como chave a definição de "morrer". Os estudos mais antigos analisavam coortes de gêmeos dinamarqueses e suecos, considerando a mortalidade como um todo.

Assim, se um gêmeo morresse de câncer aos 90 anos e o outro fosse atropelado aos 30, a estatística interpretaria que a genética tinha pouca influência.

Mas agora, a equipe de Alon aplicou um novo modelo matemático para separar dois conceitos que costumavam se misturar. Um deles era a mortalidade extrínseca, ou seja, as mortes causadas por fatores externos e aleatórios, como acidentes, pandemias ou guerras.

Por outro lado, temos a mortalidade intrínseca, que é o verdadeiro ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

A grande mentira do Zeppelin: ele não inventou nada, apenas aproveitou a morte trágica do verdadeiro criador para comprar a glória — quem criou foi um brasileiro

Nem todo mundo gosta: alguns cérebros não sentem prazer com música, mesmo com audição e emoções em perfeito estado

Você ingere veneno quase todo dia e não sabe: esses são os 6 alimentos que possuem substâncias altamente tóxicas — a última vai te surpreender

Depois de "aterrorizar" a Terra em 2024, o asteroide YR4 tem um novo alvo: a Lua

Não é mágica, é o futuro: Google revela o Project Genie e transforma qualquer texto em um mundo real para explorar

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se