Menino pode ter derrame a qualquer momento; veja casos raros

17 jan 2013 - 10h29
(atualizado às 10h29)

Os pais de um menino de apenas 4 anos, que sofre de uma doença rara no cérebro, tentam arrecadar mais de 5 mil libras (equivalente a cera de R$ 16 mil) para custear um tratamento médico nos Estados Unidos que pode salvar a vida do garoto.  Segundo o Daily Mail, o pequeno Zane Smith sofre de CCM3, uma alteração genética responsável por malformações cerebrais que podem provocar um derrame a qualquer momento.

Com apenas 4 anos, Zane Smith já sofreu um derrame e pode ter novas complicações a qualquer momento
Com apenas 4 anos, Zane Smith já sofreu um derrame e pode ter novas complicações a qualquer momento
Foto: Daily Mail/Reprodução

Zane mora com os pais e duas irmãs em Huntingdon, na Inglaterra, onde ainda não há tratamento para a doença, descoberta em 2005. A anomalia é responsável pela causa de acidente vascular cerebral (AVC) com riso de morte e convulsões. O menino foi diagnosticado com CCM3 quando tinha 1 ano de idade e já sofreu um derrame, não estando livre de outros.

Publicidade

A família espera conseguir recursos para custear um tratamento na clínica do médico Issam Awad, de Chicago, um dos maiores especialistas na mutação genética, que afeta menos de 100 pessoas no mundo. Embora a anomalia ainda não tenha cura, o tratamento na clínica pode garantir maior chance de sobrevivência ao garoto.

"Zane precisa ser vigiado constantemente, já que a doença afeta o equilíbrio, o movimento e até o comportamento. Em um momento ele pode estar feliz e se transformar em um monstro", diz a mãe.  Segundo o pai do garoto, os médicos já afirmaram que ele tem 50% de chance de ter um novo derrame até completar os 15 anos. Com o acompanhamento dos especialistas americanos, a chance de morte poderia ser reduzida.

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações