O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou o eclipse solar total na quarta-feira, 12, em Castrojeriz, no norte da Espanha. Nas imagens, é possível ver diferentes momentos do fenômeno, como o "anel de diamante", que ocorre quando a Lua encobre quase completamente o Sol, durante a totalidade, e um último ponto de luz solar aparece por uma região do relevo lunar.
Outra foto mostra a coroa solar, a parte mais externa da atmosfera do Sol, que, durante o eclipse, aparece como uma espécie de halo luminoso ao redor da Lua.
Kiko estava em Madri e optou por fotografar o fenômeno em um campo de girassóis em Castrojeriz. Segundo ele, a escolha foi importante para conseguir registrar o eclipse e, ao mesmo tempo, mostrar onde o fenômeno estava acontecendo por meio da paisagem.
O brasileiro afirmou que, mesmo sabendo o que ocorreria, ficou surpreso com a totalidade - período em que a Lua encobre completamente o Sol.
"Foram quase dois minutos que pareceram acontecer fora do tempo. A luz mudou, o ambiente inteiro se transformou e, quando a Lua finalmente cobriu o Sol, apareceu aquela coroa solar enorme no céu", relatou ao Estadão.
"É uma visão tão diferente de qualquer coisa que estamos acostumados a ver que, por alguns instantes, eu simplesmente esqueci que estava ali para fotografar."
Para Kiko, a emoção desse momento é a parte mais difícil de transmitir por meio das imagens.
"Um eclipse total não acontece só no céu. Ele acontece ao seu redor. Você percebe a mudança da luz, da temperatura, das cores no horizonte e a reação das pessoas", afirmou.
Segundo o fotógrafo, as imagens só foram possíveis graças a uma coincidência: vistos da Terra, o Sol e a Lua têm praticamente o mesmo tamanho aparente porque, apesar de a Lua ter cerca de 400 vezes menos diâmetro que o Sol, está aproximadamente 400 vezes mais próxima da Terra.
"É essa combinação que permite que ela esconda o disco solar e revele a coroa durante a totalidade", explicou Kiko.
O brasileiro contou que, por trás das fotos, houve horas de estudo de mapas, posições do Sol e condições climáticas, além do preparo dos equipamentos e da definição dos enquadramentos.
"Quando finalmente acontece, tudo aquilo deixa de importar por alguns segundos."
Kiko é especializado em fotografia de paisagem e astrofotografia e já teve 15 imagens publicadas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa), além de ter vencido o Astronomy Photographer of the Year, promovido pelo Royal Observatory Greenwich, no Reino Unido, considerado o maior e mais prestigiado concurso de astrofotografia do mundo.
O fenômeno de quarta-feira foi o primeiro eclipse solar total registrado na Espanha em mais de um século. Ele também foi visto em sua totalidade na Rússia, na Groenlândia, na Islândia e em uma parte de Portugal. No Brasil, o fenômeno não foi visto de nenhuma parte do País, nem mesmo de forma parcial.
Segundo a Nasa, a faixa de totalidade começou em áreas mais remotas, como o norte da Sibéria, perto do Polo Norte, e passou pelos oceanos Ártico e Atlântico Norte antes de alcançar a Islândia e a Espanha. A fase total começou às 13h58, e o ponto máximo do eclipse ocorreu às 14h46.