Nasa espera que fase "sortuda" da Curiosity continue

5 ago 2013 - 20h13
(atualizado em 7/8/2013 às 15h42)

A sonda Curiosity, da Nasa, completará na terça-feira um ano no solo marciano, período em que cumpriu sua principal missão, a de confirmar que o planeta já teve condições para abrigar vida microbiana.

"O mais incrível é termos descoberto isso tão rapidamente", disse John Grotzinger, geólogo do Instituto de Tecnologia da Califórnia e cientista-chefe do projeto, durante uma cerimônia nesta segunda-feira no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia.

Publicidade

Os cientistas agora esperam descobrir se os nichos favoráveis à vida em Marte são comuns e se algum carbono orgânico foi preservado nas rochas do planeta.

Para responder a essa pergunta, a Curiosity está seguindo para o monte Sharp, uma pilha de sedimentos com 5 quilômetros de altura que se ergue a partir da planície da cratera Gale, local do audacioso pouso do veículo, na manhã de 6 de agosto de 2012.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações