Dois aviões cargueiros militares dos Estados Unidos, do modelo Boeing C-17 Globemaster III, chegaram essa semana no Brasil para participar do Exercício Conjunto Tápio (EXOP Tápio). De acordo com a Força Aérea Brasileira, as atividades vão se concentrar na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com início hoje (31) até o dia 16 de agosto. A operação ocorre a cada dois anos e tem como objetivo principal reforçar a cooperação entre as Forças Armadas brasileiras (FAB, Marinha e Exército) e as de nações convidadas.
O que é o Exercício Conjunto Tápio?
Se você não entende muito bem sobre as operações das Forças Armadas brasileiras, deve estar se perguntando o que é o Exercício Conjunto Tápio. Mas calma que vamos explicar: o exercício nada mais é do que uma atividade operacional de treinamento com intuito desenvolver e aprimorar táticas conjuntas entre as Forças Armadas brasileiras e países parceiros. Esse treinamento é considerado o maior exercício conjunto de toda a América Latina e envolve uma série de ações táticas.
Como funciona a operação conjunta?
Para o Exercício Conjunto Tápio de 2025, foram enviados pela Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG) dois aviões cargueiros do modelo Boeing C-17 Globemaster III, que é um avião de transporte militar. Dentro dele, geralmente é transportado helicópteros e equipamentos para o treinamento, mas ele também pode ser utilizado para transporte de tropas ou cargas, evacuação aeromédica e lançamento de paraquedistas ...
Matérias relacionadas
Pelo bem das suas panelas, não use essa esponja na hora de lavar a louça