'Brás Cubas' vira hit no TikTok e é um dos livros mais vendidos na Amazon

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis tem aumento de vendas na Amazon dos EUA após vídeo de influenciadora literária viralizar no TikTok

22 mai 2024 - 22h12
(atualizado em 23/5/2024 às 01h54)

A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrita pelo renomado autor brasileiro Machado de Assis, atingiu um marco significativo nos Estados Unidos ao se tornar o livro mais vendido na categoria de "Literatura Latino-Americana e Caribenha" na Amazon do país norte-americano. O feito foi impulsionado por uma recente onda de popularidade no TikTok, graças a um vídeo da influenciadora literária Courtney Henning Novak.

Foto: Courtney Henning Novak/TikTok / Canaltech

Novak, que possui cerca de 27 mil seguidores na plataforma de vídeos curtos, elogiou enfaticamente o romance de Machado de Assis e chegou a afirmar que a obra se tornou o seu "novo livro favorito de todos os tempos" — superando Orgulho e Preconceito no coração da influenciadora.

Publicidade

Brás Cubas no TikTok

O vídeo de Novak no TikTok gerou uma grande procura pela obra nas lojas, em especial na Amazon norte-americana. Memórias Póstumas de Brás Cubas ultrapassou outras grandes obras da literatura latino-americana traduzidas para o inglês, como O Amor nos Tempos do Cólera de Gabriel García Márquez e a coletânea de contos de Jorge Luis Borges. O crescimento nas vendas não se limitou aos livros físicos, já que a versão em e-book também aparece entre os mais vendidos na mesma categoria.

A versão que conquistou os leitores americanos é uma tradução feita por Flora Thomson-DeVeaux, publicada pela Penguin Classics, intitulada The Posthumous Memoirs of Brás Cubas. Com 368 páginas, o livro físico está sendo vendido por US$ 16,79, enquanto a versão para Kindle custa US$ 14,99.

A influenciadora literária Courtney Henning Novak publicou dois vídeos sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas no TikTok. No primeiro, que soma mais de 800 mil visualizações, ela conta que tem três problemas com a obra: o fato de estar perto do fim da leitura, que agora quer aprender português e que precisa continuar a sua jornada de literatura com os demais países — como optou por fazer o desafio em ordem alfabética, tem de Brunei ao Zimbábue pela frente.

No segundo vídeo, publicado após terminar a leitura, a influenciadora faz novos elogios à obra de Machado de Assis e diz que é "o melhor livro de todos os tempos". Novak diz que precisa de uns meses para baixar a emoção para confirmar sua impressão e informa que vai buscar mais literatura brasileira e ler outros romances do escritor.

Publicidade

Nos comentários aos vídeos no TikTok, muitas pessoas sugeriram que Novak lesse Dom Casmurro e participasse do eterno debate sobre a suposta traição da personagem Capitu.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações