5 motores de carros mais resistentes do mundo

Muitos motores de carros são famosos por sua potência, torque e longevidade. Conheça 5 verdadeiros "inimigos dos mecânicos" por terem fama de "inquebráveis"

15 jun 2024 - 18h36
(atualizado em 16/6/2024 às 20h30)

Não são poucos os motores que fizeram sucesso no Brasil, tanto pela sua eficiência e resistência quanto pela mística que até hoje cerca os carros que ostentam os propulsores sob seus capôs. No âmbito global, porém, o Volkswagen AP, paixão dos apezeiros, e o Fiat Fire, o mais antigo do país, perdem espaço quando comparado a outras lendas.

Foto: Reprodução/Acura News / Canaltech

A indústria global já produziu propulsores que são verdadeiras obras de arte e equiparam carros das mais variadas marcas e países. Além disso, por serem tão resistentes, esses motores escreveram capítulos impagáveis no segmento automotivo.

Publicidade

A reportagem do Canaltech listou 5 motores de carros mais resistentes do mundo e quer saber quais deles você conhece.

5. Toyota 2JZ

O Toyota 2JZ abre a lista de 5 motores de carros mais resistentes do mundo por uma série de razões. Uma delas é justamente por ser considerado uma espécie de "AP japonês". Isso significa que ele é, ao mesmo tempo, robusto, resistente e muito potente, além de ser ideal para quem curte dar uma "tunada" no carro.

Motor Toyota 2JZ exibido em um Supra "mexido" (Imagem: Chen Chin/Wikepedia/CC)
Foto: Canaltech

O 2JZ base foi lançado em 1991, no sedan Aristo, mas chegou ao mercado global sob o capô do Lexus GS300. Trata-se de um propulsor de 3 litros (3.0) aspirado de 6 cilindros em linha, que apresenta o cabeçote com quatro válvulas por cilindro e duplo comando, que entrega 230 cv.

4. BMW M50

O segundo entre os motores mais resistentes do mundo que selecionamos é o M50. O propulsor que substituiu o M20 ficou na linha de produção da BMW por apenas 7 anos (entre 1990 e 1996), mas o tempo, apesar de curto, foi suficiente para colocá-lo na história como o primeiro da marca a usar comando de válvulas variável.

Publicidade
M50 foi o primeiro motor da BMW a usar comando de válvulas variável (Imagem: Jiří Sedláček/Wikipedia/CC)
Foto: Canaltech

O BMW M50 utilizado no E36 M3 serviu de inspiração para as gerações seguintes dos motores 6 cilindros da marca alemã. A resistência do propulsor, que tinha versões 2.0 e 2.5, com potência variando entre 148 e 189 cv, tornou-se lendária, e justifica, por si só, sua entrada em nossa lista.

3. GM LS V8 (3ª geração)

Chegamos ao terceiro motor em nossa lista dos mais resistentes que já estiveram sob o capô de um carro. Ou melhor, sob o capô de vários carros icônicos e lendários, como o LS V8, da General Motors.

O Chevrolet LS V8 é considerado por muitos especialistas do segmento automotivo como "o motor quase perfeito". Afinal, o propulsor do tipo "small block" (bloco pequeno), que teve sua terceira geração lançada em 1997, se consagrou como companheiro do Corvette 5.7, que entregava 344 cv de potência ao motorista.

2. Honda Série K

O Honda Série K é o segundo representante japonês em nossa lista de 5 motores de carros mais resistentes da história. E motivos para ele estar nessa seleção não faltam, já que ele esteve sob o capô de modelos como Acura RDX, Civic Type R, Accord e Acura Integra Type R, entre outros.

Publicidade

O Honda Série K veio ao mundo em 2001 com quatro cilindros em eixo de comando duplo no cabeçote (DOHC), com cilindradas variando entre 2.0 e 2.4 litros e opções disponíveis tanto aspiradas quanto turbinadas. Considerado "à prova de balas", tamanha sua resistência, tem nas variantes K20 e K24 as mais badaladas.

1. Ford 300 Inline 6

Vamos fechar a lista de motores mais resistentes com o Ford 300 Inline 6, um 6 cilindros que foi batizado pelos especialistas do site Engine Labs como "indestrutível". Por quais razões? A gente explica.

Os estadunidenses, em particular, são apaixonados pelo Ford 300 Inline 6, já que esse motor foi imortalizado no tipo de carro preferido dos clientes dos EUA: as gigantescas picapes, em especial da Série F, equipada com esses propulsores até 1996.

Ao contrário de muitos motores que são venerados apenas e tão somente pela potência, o Ford 300 Inline 6 conquistou gerações por ser "simples, durável, com torque impressionante e praticamente inquebrável".

Publicidade

E aí: o que acharam da lista de motores mais resistentes de carros? Lembram de mais algum que poderia estar na relação? Comente conosco nas redes sociais.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações