Por que os gatos lambem as pessoas?

Algumas teorias ajudam a entender por que gatos lambem as pessoas: pode ser para demonstrar afeto, encontrar informações pelos sentidos ou até marcar posse

15 jun 2024 - 20h06
(atualizado em 16/6/2024 às 21h24)

Você já se perguntou por que gatos lambem as pessoas? Por enquanto, a ciência ainda não tem uma informação concreta que nos diga o exato motivo, mas os pesquisadores de comportamento animal frequentemente levantam algumas teorias sobre as razões que motivam os amados felinos.

Foto: Shubhankar Sharma/Unsplash / Canaltech

As principais teorias envolvem que o ato de lamber pode ser um jeito de o gato mostrar que confia em você, ou de acessar informações bioquímicas da sua pele. Enquanto isso, alguns teóricos da área também observam que, ao lamber uma pessoa, o gato está "marcando território", ou seja: considerando como uma de suas posses.

Publicidade

Os gatos possuem alguns comportamentos inerentes à espéce e bastante peculiares, conforme comenta a Dra. Myrian Iser, professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Newton Paiva ao Canaltech.

"São seres territorialistas, contudo muito afetivos e capazes de demonstrar afeto através de sua linguagem corporal e de comunicação. Assim, quando os gatos lambem seus tutores, essa manifestação pode ter alguns significados. Eles podem lamber pessoas, como expressão social de afetuosidade, uma vez que também fazem isso com gatos com os quais mantêm boa relação", explica a especialista.

No entanto, ela apresenta uma ressalva: os gatos são animais bastante estressáveis, e, em momentos de estresse, dor ou doença também podem manifestar o comportamento de lamber o ser humano, tanto como forma de manifestar estresse, como forma de chamar atenção para alguma situação desconfortável de doença.

Teorias apontam vários possíveis motivos de por que gatos lambem as pessoas (Imagem: Milada Vigerova/Unsplash)
Foto: Canaltech

"Logo, quando isso acontecer é importante distinguir se esse ato de lamber está vinculado a uma relação afetuosa ou a uma situação estressante e dolorosa", menciona Dra. Myrian.

Publicidade

Distinguir é fácil: quando esses bichanos estão relaxados e mantendo seu comportamento e atividades rotineiras, isso significa que o ato de lamber é pura manifestação de carinho e vínculo emocional positivo.

Gatos lambem para obter informações

Segundo a observação da veterinária, "gatos com comportamento territorialista mais evidente também podem lamber os seres humanos como forma de marcação, deixando o cheiro deles e 'sinalizando que aquele humano é dele'".

Mas um ponto importante é que, como a comunicação olfatória dos gatos é a mais relevante, "quando um gato se sente atraído por um cheiro ou sabor encontrado na pele humana, ele pode também apresentar o ato de lamber".

Por fim, a professora ressalta que outro sentido para essas lambidinhas é quando esses pequenos felinos querem pedir algo para seus tutores. "Muitas vezes fazem isso algumas vezes até que seu desejo seja atentido, como por exemplo, quando solicitam que se abra alguma porta ou os mimem com petiscos", explica.

Publicidade

Por que a língua dos gatos é áspera?

E se um gato já te lambeu, você provavelmente notou que a língua dele é bem áspera. O que acontece é que esses felinos possuem comportamento particular de grooming, ou seja: de se lamber durante várias horas ao longo do dia. É um hábito relacionado com a "auto limpeza" ou "banho".

"A anatomia peculiar da língua dos gatos desempenha um papel importante tanto no grooming quanto na alimentação dos gatos. A língua desses pequenos felinos possui uma anatomia altamente especializada, adaptada para várias funções essenciais à sua sobrevivência e comportamento", explica a veterinária.

E veja só: a superfície da língua é coberta por vários tipos de papilas, cada uma com características e funções distintas.

  • Papilas fungiformes, circunvaladas e foliadas contêm botões gustativos e são importantes na percepção do gosto do alimento.
  • Papilas filiformes são as mais proeminentes e responsáveis pela textura áspera da língua. Estão vinculadas à higiene e cuidado com o pelo, atuando como uma escova.

"A orientação de tais papilas direcionadas para trás permite que os gatos capturem e movimentem partículas alimentares em direção ao esôfago", conclui a professora.

Entender por que gatos lambem as pessoas nos ajuda a ter uma noção um pouco mais ampla desses animais tão presentes em nosso cotidiano. Então já sabe: pode ser para demonstrar carinho, conhecer mais sobre você ou te marcar como uma posse.

Publicidade

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se