O que é áudio espacial com rastreamento dinâmico de cabeça?

No Áudio Espacial com Rastreamento Dinâmico de Cabeça, elementos sonoros são fixados em um ambiente 3D para ainda maior imersão sonora

15 jun 2024 - 17h06
(atualizado em 16/6/2024 às 18h45)

A Apple chacoalhou o mercado de fones de ouvido quando iniciou a implementação do Áudio Espacial com Rastreamento Dinâmico de Cabeça nos AirPods. Logo em seguida, mais empresas começaram a aderir à tecnologia de experiência sonora que eleva o nível de imersão dos usuários ao posicioná-los no centro da ação.

Foto: Apple / Canaltech

Para entender o Rastreamento Dinâmico de Cabeça, antes precisamos falar sobre o Áudio Espacial, que transforma o modo como ouvimos música, assistimos filmes e jogamos ao oferecer som imersivo que até pouco tempo atrás parecia ficção científica.

Publicidade

Tradicionalmente, o áudio estéreo permite perceber sons à esquerda e à direita. O Áudio Espacial, por sua vez, cria uma experiência sonora em três dimensões, onde o som pode vir de qualquer direção: frente, trás, lados e até de cima. Essa tecnologia utiliza filtros de áudio e ajustes de amplitude, fase e reverberação sonora para dar a ilusão de espacialidade, simulando a forma como ouvimos no mundo real.

Assim, o Áudio Espacial está além do som estéreo convencional e e até mesmo de sistemas de som e home theater de 5.1 ou 7.1 canais, visto que os efeitos sonoros, explosões, vozes e músicas parecem estar ao nosso redor.

No Áudio Espacial com Rastreamento Dinâmico de Cabeça, elementos sonoros são fixados em um ambiente 3D para ainda maior imersão sonora (Imagem: Divulgação/Sony)
Foto: Canaltech

O que é Rastreamento Dinâmico de Cabeça?

O Rastreamento Dinâmico de Cabeça utiliza sensores como giroscópios e acelerômetros integrados aos fones de ouvido e headphones para um nível ainda maior de imersão, onde a posição dos sons é fixada ao redor de quem ouve.

Imagine assistir a um filme e, na frente da câmera, uma pessoa está falando. Com o Rastreamento Dinâmico de Cabeça, ao mover a sua cabeça para a direita, o som da fala permanece na mesma posição e, neste exemplo, passa a vir do lado esquerdo do fone. Se você virar totalmente para a esquerda, a voz passa a ser percebida apenas pelo fone da direita.

Publicidade

O Rastreamento Dinâmico de Cabeça oferece essa experiência tanto em filmes e séries quanto em jogos e músicas compatíveis com a tecnologia.

O Áudio Espacial com Rastreamento Dinâmico de Cabeça também é conhecido como Áudio 360 ou Dolby Headtracking, dependendo do produto adquirido.

A Apple oferece o recurso em modelos de AirPods de 3ª geração, AirPods Pro (1ª e 2ª geração) e AirPods Max. A Samsung implementa a tecnologia em modelos de Galaxy Buds 2, Buds 2 Pro e Buds Live.

Modelos de fones de ouvido e headphones da Sony, Bose, Beats e várias outras marcas também suportam a novidade. Para isso, basta conferir a ficha técnica do produto que você está interessado em adquirir.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações