Destaques da NASA: nebulosas, aurora e + nas fotos astronômicas da semana

Todo sábado, o Canaltech reúne as fotos astronômicas que a NASA escolheu destacar ao longo da semana. Aqui, você vê belas imagens de nebulosas, auroras e mais!

15 jun 2024 - 16h06
(atualizado em 16/6/2024 às 18h45)

Chegou o momento de conferir os últimos destaques da NASA no site Astronomy Picture of the Day. As nebulosas apareceram em peso por aqui, mostrando seus formatos e cores fascinantes — umas das imagens mostra até uma nuvem cósmica com formato que lembra o de um leão e sua bela juba! 

Foto: Imran Badr/D.Koszela/NASA,ESA,CSA,Ivo Labbe / Canaltech

Claro que outros objetos não poderiam ficar de fora. Por isso, o compilado desta semana traz também um registro capturado pelo telescópio James Webb e um infográfico que te ajuda a descobrir com um toque de humor se um ponto luminoso é uma estrela, um avião ou algum outro objeto. 

Publicidade

Saiba mais sobre as imagens e veja a galeria de fotos no fim da matéria:

1. Aglomerado de Pandora

Os destaques da semana começam com o aglomerado de galáxias Abell 2744, tão massivo que distorce o tecido do espaço-tempo e forma lentes gravitacionais com a luz de objetos ao fundo. Também chamado de Aglomerado de Pandora, este grupo galáctico fica a 3,5 bilhões de anos-luz da Terra em direção à constelação do Escultor.

2. Como saber o que é uma luz no céu?

Você já se perguntou o que era uma luz brilhante que viu no céu? Uma das imagens destacadas pela NASA traz um infográfico com dicas que podem te ajudar nesta missão. Por exemplo, se a luz está se mexendo ou piscando, provavelmente se trata de um avião.

Por outro lado, se a luz forte forte e fizer suas retinas queimarem, não há dúvidas: trata-se do Sol. É por isso que nunca se deve olhar diretamente para nosso astro sem proteção adequada. 

Publicidade

3. Nebulosa do Leão

Outro destaque traz a beleza da Nebulosa do Leão, encontrada a 10 mil anos-luz da Terra. Esta majestosa nuvem cósmica foi formada pelos envelopes cósmicos de estrelas do tipo Wolf-Rayet, que ejetaram suas camadas. A matéria ali brilha, e é tão densa que pode se contrair e formar mais estrelas.  

📷 Leia mais: Nebulosa do Leão é a foto astronômica de segunda-feira (10) 

4. Estrelas e nuvens cósmicas 

Já o clique de Craig Stocks nos leva para conferir a beleza da cena formada pela estrela Antares e pelo sistema estelar Rho Ophiuchi. Ali, as nebulosas de reflexão e de emissão formam um verdadeiro mosaico de cores e formas. Aliás, esta região foi escolhida para observações com o telescópio James Webb quando completou seu primeiro ano de operações. 

📷 Leia mais: região de Rho Ophiuchi é a foto astronômica de terça-feira (11) 

5. Aurora boreal após tempestade solar

Daniel Koszela registrou uma bela aurora boreal na Polônia. O fenômeno é incomum por lá, mas ocorreu após a tempestade solar extrema em maio — os efeitos causados pelas partículas liberadas pelo Sol durante o fenômeno foram tão fortes que acabaram detectados até no fundo do mar!

📷 Leia mais: aurora boreal na Polônia é a foto astronômica de quarta-feira (12)

Publicidade

6. Galáxia espiral Messier 66

Em 1780, o astrônomo francês Charles Messier descobriu as galáxias do Trio do Leão. Entre elas, está M66, a galáxia mais brilhante do trio. Ela fica a 35 milhões de anos-luz de nós, mas você pode vê-la de pertinho na imagem capturada pelo telescópio Hubble. 

📷 Leia mais: galáxia Messier 66 é a foto astronômica de quinta-feira (13)

7. Nebulosa da "Torre do Diabo"

A última foto destacada pela NASA nesta semana mostra RCW 85, uma nebulosa brilhante a cerca de 5 mil anos-luz da Terra. Também chamada de Torre do Diabo, esta nebulosa emite luz graças ao hidrogênio gasoso em sua estrutura. 

📷 Leia mais: galáxia Messier 66 é a foto astronômica de sexta-feira (14)

Clique e veja a galeria de fotos

NASA, ESA, CSA, I. Labbe, R.Bezanson, A. Pagan
Foto: Canaltech
HK (The League of Lost Causes)
Foto: Canaltech
Imran Badr
Foto: Canaltech
Craig Stocks
Foto: Canaltech
Daniel Koszela
Foto: Canaltech
NASA, ESA, Hubble/STScI/AURA/ESA.
Foto: Canaltech
Martin Pugh
Foto: Canaltech

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se