A Apple continua buscando formas de reduzir sua dependência da China. Em uma recente conversa com investidores, Tim Cook confirmou que a maioria dos iPhone que serão vendidos nos Estados Unidos nos próximos meses será fabricada na Índia. É mais um passo no processo de diversificação que a empresa iniciou silenciosamente, mas que já mostra resultados: metade dos seus iPhone para o mercado norte‑americano já sai de fábricas no país liderado por Narendra Modi.
Porém, a estratégia não foi bem recebida em todas as frentes. Durante uma aparição pública no Catar, como parte de sua turnê pelo Oriente Médio, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ter tido "um pequeno problema com Tim Cook". Suas palavras, registradas em vídeo e disponíveis no YouTube, revelaram um claro descontentamento com o rumo que a Apple vem tomando.
Segundo o próprio relato, ele teria dito ao CEO da Apple: "Você vai investir 500 bilhões, mas agora descubro que está construindo por toda a Índia. Eu não quero que você construa na Índia".
O presidente foi além em sua declaração. Afirmou que, depois de anos aceitando que a Apple montasse fábricas na China, agora a expectativa é que essa produção seja transferida para solo estadunidense.
"Queremos que você construa aqui. Não nos interessa que você continue se expandindo na Índia", disse em tom direto, o que pode marcar uma nova fase na relação entre a nova administração e a companhia de Cupertino, que, aliás, é uma das maiores do mundo em valor de mercado.
O...
Matérias relacionadas
Huawei acaba de se despedir do Android com o DeepSeek: celular dobrável é o primeiro passo