Oferecimento

A China tem uma arma de micro-ondas de 20 GW que pode disparar por 60 segundos. Seu objetivo: fritar os satélites da Starlink

Essa nova arma poderia neutralizar os satélites de Musk com um raio invisível

16 fev 2026 - 12h47
(atualizado às 15h26)
Foto: Xataka

A Starlink é muito mais do que um serviço que fornece internet em qualquer lugar do mundo, como ficou demonstrado na guerra da Ucrânia; ela também é uma tecnologia estratégica. Para a China, os satélites da Starlink representam uma ameaça à segurança nacional e, há tempos, o país busca formas de neutralizá-los com lasers. Agora, alguns pesquisadores desenvolveram uma arma que poderia "fritá-los" sem grandes dificuldades.

A informação foi publicada pelo South China Morning Post. Pesquisadores do Northwest Institute of Nuclear Technology desenvolveram um gerador para uma arma de micro-ondas de alta potência. Seu nome é TPG1000Cs e ele é capaz de fornecer 20 gigawatts de potência, além de conseguir operar por um minuto inteiro. Isso representa um salto significativo em relação a outros sistemas, que só conseguiam funcionar por alguns segundos e eram muito mais volumosos.

Publicidade

A rede de satélites de Elon Musk tira o sono da China, a ponto de existirem dezenas de artigos acadêmicos propondo soluções para neutralizá-los. O motivo, como já mencionamos, é a capacidade da Starlink de inclinar a balança em caso de conflito, como em uma hipotética invasão de Taiwan. Isso já aconteceu na guerra da Ucrânia: a Starlink se tornou a espinha dorsal das comunicações do exército ucraniano, permitindo que reagissem de forma ágil mesmo quando as comunicações terrestres haviam sido destruídas.

Além de oferecer uma potência muito maior, o TPG1000Cs também é muito mais compacto e leve. Ele mede 4 ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

A Ucrânia encontra um aliado inesperado: a Espanha tinha a peça que faltava contra os drones Shahed

Até onde um bilionário está disposto a ir para economizar alguns impostos? No caso de Zuckerberg, já sabemos: Miami

Por que a ressaca piora depois dos 30? A ciência revela a mudança exata no fígado que torna o álcool 'venenoso' depois dos 30

A imagem que resume uma era: milhões de livros num armazém aguardando destruição após treinamento de IA

"É desumano": companhia aérea canadense de baixo custo já está testando assentos ultraestreitos para passageiros

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações