Por que Claudinho e Buchecha fizeram tanto sucesso? Novo filme mostra que "favela não é só violência"
Diretor-assistente em Nosso Sonho, Junior Vieira fala sobre a revolução de Claudinho e Buchecha no funk.
No final dos anos 90, não havia brasileiro que não reconhecesse o estalo de "Quero te Encontrar" ou os versos de "Fico Assim Sem Você". E isso é só uma pequena fração da história que explica porque Claudinho e Buchecha se tornaram fenômenos musicais no Brasil e que está contada em Nosso Sonho.
A cinebiografia da dupla é estrelada por Juan Paiva e Lucas Penteado, cuja química é fundamental para o funcionamento da história - e depois de assistir, é difícil acreditar que rolou uma "troca de papéis". Quem nos conta é Junior Vieira, ator, roteirista e diretor, que trabalhou como assistente do cineasta Eduardo Albergaria no longa.
"Na época em que estávamos escrevendo os roteiros, eu tinha indicado os dois como atores, mas, inicialmente, Juan seria Claudinho e Lucas seria Buchecha, por uma questão de aparência física", relembrou em entrevista ao AdoroCinema no Festival de Gramado em 2022 - ano que em Júnior foi protagonista de O Último Animal, do diretor português Leonel Vieira.
A preparação do elenco, no entanto, mudou os planos e houve um match de personalidades entre atores e protagonistas reais. "A gente entendeu que a energia dos dois era totalmente oposta. Lucas é um cara totalmente para frente, espevitado e cheio de energia, enquanto Juan é mais pacato e observador", explica o diretor-assistente. De fato: o foco que Nosso Sonho dá à amizad…