PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cursos grátis em artes cênicas têm inscrições abertas em SP

Formação é para jovens de baixa renda, maiores de 18 anos, nas áreas de som, luz, palco e produção cultural

11 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Instituto do Teatro Brasileiro abriu inscrições para formação gratuita de técnicos em artes cênicas em São Paulo, na Cidade Tiradentes, zona leste; além de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes. O período de formação vai de junho a dezembro de 2024, com aulas presenciais em equipamentos culturais diversos.
Nas etapas finais, 15 estudantes farão companha inédita e serão responsáveis pela divulgação
Nas etapas finais, 15 estudantes farão companha inédita e serão responsáveis pela divulgação
Foto: George Milton

O programa do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) para a formação de profissionais nas áreas técnicas das artes cênicas está com inscrições abertas para São Paulo, capital. Podem participar maiores de 18 anos, com ensino médio completo. Inscrições e cursos são gratuitos.

A missão é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar, possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência.

Os cursos serão na zona leste, em Cidade Tiradentes; nas cidades de Poá e Ferraz de Vasconcelos, em conjunto; e em Mogi das Cruzes.

Cada localidade terá 80 vagas disponíveis, sendo 20 por especialização. São elas Técnicas de Som, Técnicas de Luz, Técnicas de Palco e Produção Cultural.

Como é o curso?

Todos os cursos têm quatro módulos, com duração total de 110 horas de aulas e 40 de estágio supervisionado. Nessa última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.

O período de formação vai de junho a dezembro de 2024, com aulas presenciais em equipamentos culturais diversos, nas cidades parceiras. Algumas aulas serão online e simultâneas para todos os cursos, entre todas as cidades, para promover intercâmbio.

O programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC) começou em 2022 e formou 450 alunos. Empregou 55% dos estudantes na área, em até 3 meses após a formação. O piso salarial dos técnicos que se formam é de R$ 2.200,00.

Serviço

Cidade Tiradentes e Poá-Ferraz de Vasconcelos têm inscrições abertas até 1 de maio.

Mogi das Cruzes, inscrições até 25 de abril.

Inscrições neste link.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade