Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você sabia? Cães e tutores podem ter personalidades semelhantes

Uma revisão de 15 pesquisas indicou ainda que humanos e cachorros costumam ser parecidos emocional e fisicamente

1 jul 2025 - 18h40
Compartilhar
Exibir comentários

Sociólogos e historiadores apontam que, desde o seu surgimento, o ser humano busca se unir àqueles que se assemelham a ele, seja no comportamento ou no pensamento. De acordo com cientistas, essa mesma tática se repete entre tutores e cães, já que muitos optam por animais com personalidades e aparências parecidas.

Uma revisão de 15 pesquisas indicou ainda que cães e tutores costumam ser parecidos emocional e fisicamente
Uma revisão de 15 pesquisas indicou ainda que cães e tutores costumam ser parecidos emocional e fisicamente
Foto: Canva Equipes/evablancophotos / Bons Fluidos

Pets e humanos compartilham características

Recentemente, especialistas reuniram os resultados de 15 estudos que analisam as semelhanças entre os cachorros e seus tutores. Assim, descobriram que eles comumente apresentaram os mesmo níveis de simpatia, apego, ansiedade e felicidade.

De acordo com os levantamentos, o principal motivo para esse fenômeno é o fato de as pessoas tenderem a escolher por raças com base nos comportamentos associados a elas. Por exemplo, especialistas defendem que o Bulldog Inglês, o Golden Retriever, o Pug e o Shih Tzu são cães mais calmos. Por isso, os indivíduos que almejam uma vida tranquila os adotam com maior frequência.

Além disso, alguns pets podem chegar ao novo lar sem ter características parecidas com as dos tutores. Entretanto, em decorrência das trocas diárias e do vínculo, a possibilidade de eles as assimilarem com o tempo é significativa. Isso acontece porque a forma como são tratados funciona como um reforço comportamental, ensinando os cães a agir conforme as atitudes daqueles no seu entorno.

Mas esse processo não ocorre somente com os animais, já que os humanos também sofrem influência dos hábitos dos pets. Ou seja, se você é uma pessoa pouco esportiva e passa a ter um cachorro agitado em casa, pode começar a aderir aos exercícios físicos, em uma tentativa inicial de gastar a energia do bichinho. Com o tempo, no entanto, é possível que ganhe apreço pela prática e ela se torne uma parte importante da sua vida.

Semelhanças físicas entre cães e tutores

Ademais, a nova análise das pesquisas constatou que os humanos e os cachorros se parecem fisicamente. Para desvendar essa hipótese, estudiosos propuseram que um grupo de participantes unisse fotos de cães e tutores com base nas semelhanças entre eles.

Ao fim do experimento, os voluntários, em sua maioria, conseguiram indicar os pares corretos. Outro estudo ainda mostrou que não é incomum vermos mulheres de cabelos longos adotando cães com orelhas de comprimento semelhante. O mesmo acontece com o público feminino que preferem pelos fios curtos.

Indícios também sugerem que os tutores e pets compartilham fatores biológicos, como o índice de massa corporal (IMC) e o grau de sobrepeso. Nesse caso, assim como a personalidade, a ocorrência está ligada ao estilo de vida de ambos.

"Essas percepções podem levar a um maior investimento emocional no vínculo e podem até mesmo influenciar a forma como as pessoas interpretam e gerenciam comportamentos desafiadores em seus cães. Por exemplo, elas podem ser mais tolerantes com determinados comportamentos quando identificam um padrão semelhante em si mesmas", defendeu a especialista em comportamento, Renata Roma, em um artigo divulgado no 'The Conversation'. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade