Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você costuma pensar em alguém do passado? Veja o que a psicologia diz sobre o hábito

Especialistas afirmam que, quando lembranças passadas aparecem na medida certa, elas podem trazer benefícios para a saúde mental

19 set 2025 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários

Lembrar de pessoas do passado, de vez em quando, é normal. Às vezes, uma música, um filme ou até um cheiro despertam memórias que chegam acompanhadas de sentimentos capazes de contribuir para a saúde psicológica e o crescimento interior. A recorrência desse acontecimento, no entanto, de acordo com a psicologia, pode indicar questões emocionais que necessitam de atenção. Entenda:

Especialistas afirmam que, quando lembranças do passado aparecem na medida certa, elas podem trazer benefícios para a saúde mental
Especialistas afirmam que, quando lembranças do passado aparecem na medida certa, elas podem trazer benefícios para a saúde mental
Foto: pixabay/johnbloor / Bons Fluidos

O que significa lembrar de alguém do passado?

Especialistas explicam que as recordações antigas estão ligadas à nostalgia, uma emoção considerada benéfica para a mente. Isso porque, quando ocorre em proporções adequadas, ajuda a compreender como cada pessoa influenciou na formação de quem somos hoje.

Além disso, segundo estudiosos, esse sentimento pode se tornar um conforto em momentos difíceis, oferecendo força para superar desafios e cultivar a esperança de um futuro melhor. "A memória que traz crescimento é essa que faz bem. Sendo também importante para a saúde mental", ressaltou a professora do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo, Leila Tardivo, em entrevista à rádio da instituição.

Outra vantagem para o psicológico é o fortalecimento dos laços, já que as lembranças nos permitem manter a proximidade e o carinho por aqueles que já não estão tão presentes no dia a dia. "A palavra nostalgia tem esse toque de sentir falta daquele momento, mas que pode vir com um colorido bonito", apontou a profissional.

Memórias passadas também podem ser perigosas

Entretanto, apesar de proporcionar efeitos positivos, o hábito de pensar em alguém do passado também pode prejudicar o emocional. Isso ocorre, conforme esclarece Tardivo, no momento em que as recordações se tornam recorrentes. Ela explica que a origem da prática, muitas vezes, está em sentimentos de culpa e arrependimento.

Nesses casos, é comum que as memórias gerem ansiedade e tristeza, o que acaba culminando em um hábito incapacitante. "Eu acho que só é negativo quando traz um impedimento, quando a pessoa não consegue viver o que nós temos, que é um presente enriquecido por experiências de vida", destacou.

Por isso, a fim de controlar os pensamento e obter somente os aspectos favoráveis da nostalgia, especialistas recomendam desviar a atenção para outras atividades. Ademais, eles indicam evite estímulos que evoquem essas recordações e buscar reformular a sua percepção sobre o passado para aliviar a carga emocional.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade