"Vivia cansada e não dava conta de nada". Fernanda Keulla descobre doença rara que explica fadiga extrema
Doença autoimune rara pode causar fadiga extrema, ressecamento nos olhos e boca, dores no corpo e até afetar a saúde emocional.
"Vivia cansada e não dava conta de nada." Foi assim que Fernanda Keulla, vencedora do BBB 13, descreveu os sintomas que enfrentava há anos — até que, recentemente, recebeu um diagnóstico que mudou tudo.
A apresentadora usou suas redes sociais para contar que tem a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune rara que afeta principalmente a produção de lágrimas e saliva, mas que pode causar impactos muito além disso.
Além da fadiga intensa, comum entre os pacientes, estudos apontam que a síndrome também pode comprometer o bem-estar mental e até dificultar a percepção emocional. É o caso de uma pesquisa holandesa apresentada na Reunião Anual da Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR), em Londres, que revelou que pessoas com Sjögren relatam maior sofrimento psicológico e mais dificuldades para entender os sentimentos dos outros.
A descoberta do diagnóstico trouxe alívio e respostas para Fernanda — e acende um alerta sobre a importância de investigar sintomas persistentes, mesmo quando parecem "comuns".
Leia mais: Edu Guedes descobre câncer depois de ir ao hospital por um motivo bem menos grave. Salvou sua vida
O que é a síndrome de Sjögren?
...
Veja também
Muito cansaço pós-treino pode ser sinal que você precisa comer mais disso aqui
8 alimentos para recuperar o corpo e a mente do cansaço
9 doenças que você pode evitar se conseguir pegar um pouco sol todo dia
Você NÃO deve comer esses alimentos de manhã se quiser ter energia no resto do dia