Um novo estudo revela que levantar peso pode te deixar mais inteligente
Pesquisa investigou como diferentes tipos de exercício podem influenciar o funcionamento do cérebro ao longo da vida
O envelhecimento da população é, em muitos aspectos, uma boa notícia — graças aos avanços da medicina, entre outros fatores, a expectativa de vida aumentou consideravelmente. O desafio, no entanto, é garantir que esses anos extras sejam vividos com qualidade.
E, nesse cenário, o exercício físico tem papel fundamental não apenas na manutenção das funções executivas na vida adulta, mas também na melhora delas ao longo de todas as fases da vida. É assim que nossa memória, o processamento de informações e outras habilidades cognitivas podem ser aprimorados por meio do treino.
Como o treino de força impacta o cérebro
Cada vez mais, o exercício físico é reconhecido como uma estratégia promissora — e sem uso de medicamentos — para manter, melhorar e até prevenir o declínio das funções cognitivas. As Diretrizes de Atividade Física para Americanos apontam benefícios consistentes no desempenho cognitivo associados à prática regular de atividade física em diferentes grupos populacionais.
Um estudo publicado na revista Ageing Research Reviews fez uma revisão abrangente sobre os efeitos do exercício físico no desempenho cognitivo de pessoas saudáveis. A pesquisa se baseia em uma ampla literatura científica que já demonstrou como tanto os exercícios aeróbicos quanto o treino de força podem influenciar positivamente a função cerebral.
...
Veja também
Alzheimer: o que é, sintomas, tratamentos e se é hereditário
Sempre usamos adoçantes para perder peso, até agora sabemos por que às vezes eles não funcionam
Um novo estudo revela que levantar peso pode te deixar mais inteligente
A alcachofra tem um composto químico único e cheio de benefícios à saúde