Um novo estudo revela como mulheres iniciantes devem treinar para ganhar músculos e força
Pesquisa evidencia que a combinação entre musculação e aeróbico exige equilíbrio para evitar prejuízos a hipertrofia
Um metanálise avaliou os principais estudos de qualidade sobre variáveis do treinamento de força e seus efeitos nos ganhos de força e massa muscular em mulheres iniciantes. A revisão reuniu 40 pesquisas que envolveram 1.312 jovens saudáveis.
Entenda mais sobre os achados mais relevantes dos cientistas e como eles podem ser aplicados na prática para aumentar massa muscular, força e potência.
Novos achados para ganhar força e massa muscular
Mais volume para mais crescimento
O volume de treino tem uma relação direta com o aumento da massa muscular, tanto em mulheres iniciantes quanto em praticantes avançadas. Um número maior de sessões e um volume semanal mais elevado estiveram associados a efeitos mais expressivos na hipertrofia.
Pesquisas anteriores já sugeriam que as mulheres apresentam maior tolerância à fadiga e uma recuperação mais rápida em comparação aos homens. Isso pode explicar por que um treino de resistência com volume elevado e intensidade de moderada a alta tende a gerar ganhos mais consistentes de força e massa muscular nesse grupo.
Segundo os resultados do estudo, recomenda-se pelo menos 72 séries semanais, distribuídas entre exercícios para membros inferiores e superiores, a fim de aumentar a massa magra e a força em mulheres saudáveis e não treinadas.
...
Veja também
Qual creatina tomar? Conheça as 12 marcas queridinhas de vendas dos brasileiros
Um novo estudo revela como mulheres iniciantes devem treinar para ganhar músculos e força